Prefeito Adriano Silva acompanha atos do Governo do Estado em Joinville

Publicada em 13/03/2023 às 09:01
Relacionado a: Gabinete do Prefeito - GAP, Gabinete do Vice-Prefeito - GVP, Hospital Municipal São José - HMSJ

No dia em que Joinville completou 172 anos, o Governo do Estado de Santa Catarina realizou uma série de atos na cidade. O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin acompanharam a agenda do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm na maior cidade do Estado. Secretários estaduais e municipais, deputados estaduais e vereadores acompanharam os compromissos.

Na sede do Ceasa de Joinville, foi assinado o Termo de Cooperação entre o Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Joinville para gestão compartilhada do espaço por 180 dias. Após este período, a gestão da unidade será responsabilidade do Estado.

“Essa é uma negociação que vem de bastante tempo. A Prefeitura cumpriu o compromisso de recuperar o telhado atingido por um evento climático e o governador Jorginho honrou a palavra de assumir a gestão do Ceasa”, explica o prefeito.

O Governo do Estado também formalizou os repasses para duas importantes entidades que orgulham a cidade: a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina, ambos os convênios passaram a contar com aumento nos valores aplicados até então.

Apoio no custeio ao Hospital São José

Durante a tarde, o governador anunciou que vai repassar o equivalente a 20% do valor utilizado para o custeio da folha de pagamento do Hospital São José. O quantitativo é de aproximadamente R$ 48 milhões ao ano.

“O prefeito sempre relata que é grande o investimento da prefeitura, então nós vamos começar a honrar esse compromisso que eu assumi. Por isso, vamos começar pagando 20% da folha desse hospital”, afirmou o governador.

“Esse é um presente no aniversário de Joinville! Nós sabemos o quanto o hospital São José entrega para toda a região. Nós somos referência para todo o Estado no tratamento de pacientes queimados, oncológicos, referência mundial no tratamento de AVC, traumatologia, em transplante de fígado e rim”, destacou o prefeito.

O Hospital Municipal São José atende em torno de 1,4 milhão de habitantes, compreendendo as regiões Nordeste e Planalto Norte Catarinense, totalizando 26 municípios. No ano passado, foram feitas 14.271 cirurgias no hospital. Nesse mesmo período, foram realizadas 180 mil consultas e 119 transplantes. O Pronto Socorro do hospital prestou 58.054 atendimentos.

Atualmente, o hospital conta com 273 leitos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. A unidade é referência em atendimento especializado em urgência e emergência; tratamento intensivo; neurologia; neurocirurgia; AVC; oncologia; ortopedia; traumatologia; queimados de média e alta complexidade e transplantes.

Durante a cerimônia, o município recebeu, ainda, a indicação de duas emendas parlamentares da senadora Ivete Appel da Silveira. Uma no valor de R$ 4 milhões para o Hospital São José e outra de R$ 300 mil para o Centrinho Prefeito Luiz Gomes.