Pré-adolescentes de 10 e 11 anos recebem vacina contra a dengue nas UBSFs de Joinville

Publicada em 26/02/2024 às 18:25
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

No sábado (24/2), Joinville foi o primeiro município de Santa Catarina a iniciar a vacinação contra a dengue, quando mais de 900 pré-adolescentes receberam a primeira dose do imunizante.

Nesta segunda-feira (26), mais de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) de todas as regiões da cidade passaram a oferecer a vacina. Durante a tarde, o bancário Guilherme Mendes Perius levou o filho Nicolas, de 10 anos, para tomar a vacina contra a dengue na UBSF Bucarein.

“A vacina é um presente para ele, uma oportunidade de não ser afetado ou de talvez amenizar os sintomas dessa doença terrível. A preocupação com a dengue é grande lá em casa, a gente cuida, mas todos nós temos que ter essa consciência”, afirma o pai de Nicolas, que aproveitou para atualizar a carteirinha do filho.

As gêmeas Laura e Marina também estiveram na UBSF neste primeiro dia útil de vacinação contra a dengue em Joinville. Assim como Nicolas, elas fazem parte do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde nesse primeiro momento, pré-adolescentes de 10 e 11 anos de idade.

“Não senti nada, nenhuma dor”, disse Laura Zwetsch, logo após receber a vacina. “Meu pai teve dengue e ficou bem mal, agora eu e minha irmã estamos protegidas”. As meninas aproveitaram para receber a vacina contra a meningite e deixar a carteira de vacinação atualizada, com tudo em dia.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, com exceção das UBSFs Jativoca, Comasa e João Costa. A relação completa das Unidades Básicas de Saúde da Família com endereços e horários de atendimento está disponível no link.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento. Não pode receber a vacina o pré-adolescente que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Segunda dose

Na sala de vacinação da UBSF, o profissional confere a caderneta, aplica a vacina e orienta a família a data que a criança precisará voltar para receber a segunda dose. A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.

A Prefeitura de Joinville recebeu da Secretaria de Estado da Saúde 15.701 doses de vacinas contra a dengue neste primeiro lote. Em seguida, profissionais receberam capacitação sobre o fluxo de aplicação da vacina e a Secretaria da Saúde de Joinville realizou a logística de distribuição do imunizante para as unidades.