Ponte Caminhos do Pico é inaugurada pela Prefeitura de Joinville

Publicada em 15/12/2023 às 09:43
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Nesta quinta-feira (14/12), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), entregou para a comunidade a nova Ponte Caminhos do Pico, na Estrada João Fleith, sobre o Rio Cubatão do Norte, em Pirabeiraba.

A nova ponte tem 55 metros de extensão, com 5,5 metros de largura e conta com uma pista para veículos e passeio para pedestres, além de dois guarda-corpos.

O local é considerado uma área de contemplação, com grande fluxo de visitantes, ciclistas e moradores. Para quem vive ali, a mudança é significativa. O comerciante e produtor rural Marcos Merkle conta que a família dele mora na estrada do Pico desde a década de 1930.

“Era sempre um sacrifício para nós. Primeiro tinha a ponte baixa, cada enchente que dava, cobria a ponte. Era perigoso, cada vez que dava uma enchente levava a ponte e a gente ficava ilhado. Aí não tinha mais passagem, a gente tinha que dar uma volta de 18 km. Depois fizeram a ponte alta, mas mesmo assim, a cada dois anos estragava porque era de madeira. Para nós, isso foi uma grande conquista, acabou a espera, acabou o problema de décadas”, comemora Marcos.

A obra melhora a mobilidade e traz segurança pois é uma travessia em concreto armado pré-fabricado, com maior capacidade de carga.

“Uma ponte que antes que era de madeira e gerava muitos problemas, a madeira acabava apodrecendo, era uma insegurança passar em cima. Agora, fizemos ela toda em concreto, com uma calçada para as pessoas passarem com mais segurança. Inclusive escoando a produção agrícola que temos aqui na região e também dando melhores condições para o turismo rural que temos aqui com vários restaurantes e propriedades para visitar”, fala o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Obra foi concluída antes do prazo

A Ordem de Serviço foi entregue no dia 25 de julho deste ano e o prazo de execução era de 6 meses. A ponte foi entregue em pouco mais de 4 meses. O investimento foi de R$ 679 mil, provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Rodrigo Coelho.

“Fomos atrás deste recurso, apresentamos a demanda da ponte. A emenda parlamentar quase cobriu toda a obra. Tivemos muitas reuniões com as equipes da Prefeitura. Precisamos unir forças para resolver o problema de forma definitiva na comunidade. É meta, é trabalho, é resiliência. Quero agradecer a grande parceria da Prefeitura com o Distrito de Pirabeiraba. Estamos tirando as obras do papel, que não se via há décadas”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado.

O Prefeito de Joinville Adriano Silva assinou durante a cerimônia a Lei 9.527, de 14 de dezembro de 2023, de autoria do vereador Diego Machado, que denomina a travessia como “Ponte Caminhos do Pico”.