Plano Melhorias anunciado pela Prefeitura vai ampliar a capacidade de atendimento na Saúde de Joinville

Publicada em 18/05/2023 às 16:57
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, anunciou um Plano de Melhorias para a Saúde de Joinville. As ações foram detalhadas durante uma coletiva de imprensa, que contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, do deputado estadual Matheus Cadorin, de vereadores e gestores da Secretaria da Saúde.

“Este pacote de investimentos que está sendo lançado é mais um esforço da Prefeitura para atender a população. Os profissionais contratados vêm complementar as equipes da Atenção Primária. Assim, vamos conseguir ampliar em nove unidades o atendimento até 19h, oportunizando que as pessoas que têm casos leves possam ser atendidas ali, sem necessidade de irem até uma UPA. Consequentemente, queremos desafogar as filas das UPA, que devem atender casos mais graves”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A primeira ação é a ampliação da equipe, com a contratação imediata de 127 servidores para fortalecer a Atenção Primária e recompor as 149 equipes de Estratégia de Saúde da Família que atendem todas as regiões da cidade. Entre os profissionais que serão contratados estão 21 agentes comunitários de saúde; 41 técnicos em enfermagem; 10 enfermeiros; 10 médicos de saúde da família; 21 auxiliares de saúde bucal; 12 farmacêuticos; 3 psicólogos, 4 nutricionistas; 3 terapeutas ocupacionais e 2 fonoaudiólogos.

A partir desta contratação, será possível ampliar a quantidade de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) que ficam abertas até 19h. O chamamento de profissionais aprovados em processos seletivos vigentes está sendo realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas.

Atualmente, seis UBSFs têm o horário estendido em Joinville. “A medida que as nossas equipes forem sendo completadas, poderemos ampliar esse horário em mais nove Unidades e passaremos a ter 28% das nossas UBSFs atendendo até 19h.

Outro ponto importante é o aumento de 40% na oferta de atendimento odontológico. Em abril deste ano, a Prefeitura de Joinville fez 6.677 atendimentos de dentista na atenção primária. Com a contratação de 21 auxiliares de saúde bucal, esse número passa para 9.297 consultas mensais, já que o auxiliar vai agilizar os processos de preparo e separação de equipamentos usados nos procedimentos.

Por fim, foi anunciada a criação do Comitê Permanente de Gestão de Medicamentos e Insumos que será formado por integrantes da Prefeitura de Joinville, Câmara de Vereadores e Sociedade Civil Organizada. O objetivo da formação deste grupo de trabalho é dar ainda mais transparência nesses processos. Atualmente, Joinville tem 161 medicamentos no elenco básico, sendo que estão em falta 18 itens. Para todos eles há processo de compra homologado. Porém, os fornecedores encontram dificuldade para a entrega dentro do período contratado em decorrência da falta de matéria-prima e do aumento na demanda.

Números e investimentos na Saúde de Joinville

Desde que assumiu a Secretaria da Saúde de Joinville, a secretária Tânia Eberhardt tem realizado junto com a equipe um diagnóstico da rede.

A comparação apresentada pela equipe técnica leva em consideração os números de atendimentos e investimento na rede desde 2019, tendo como referência o mês de abril. O ano também serve como um comparativo do período pré e pós pandemia de Covid-19.

Em abril de 2019, a quantidade de atendimento realizado nas UBSFs foi de 250.154 e em abril deste ano, foi de 194.627. Já nas Unidades de Pronto Atendimento que são as UPAs Leste e Sul e o PA Norte, esse número foi de 45.512, em 2019, e de 60.849 neste ano.

“Nós também levantamos a classificação de risco desses atendimentos nas UPAs e percebemos que 76,81% de quem procurou atendimento nesses locais foi classificado como pouco urgente, não urgente ou atendimento eletivo. Ou seja, essas pessoas têm perfil para atendimento nas nossas Unidades Básicas de Saúde da Família. É por esse motivo que se justifica o reforço na atenção primária”, explica a secretária.

Com relação ao número de servidores, no mesmo período comparativo, a Rede Municipal de Saúde tinha, em 2019, 3.016 profissionais e atualmente conta com 3.159. Ou seja, não houve redução na quantidade de servidores se comparado o período pré-pandêmico com o pós.

Já o investimento em saúde também segue aumentando. Em 2019, o valor investido foi de R$ 763,8 milhões. No ano seguinte, já com o aporte para atendimento durante a pandemia foi de R$ 894,9 milhões. Em 2021 foram investidos em Saúde R$ 994,6 milhões; em 2022 R$ 1,024 bilhão e a projeção para 2023 é que fique em torno de R$ 1,125 bilhão.

“Com fim da pandemia, deixamos de receber o repasse de recurso federal que era destinado para o tratamento de pacientes com Covid-19. Ainda assim, não baixamos o valor investido em Saúde em Joinville. Outro fator importante que precisa ser considerado é que mesmo com o fim da pandemia, nossos números de atendimento não retornaram ao patamar anterior”, detalha Tânia.