Pessoas com comorbidade podem receber vacina bivalente contra a Covid-19 em Joinville

Publicada em 04/04/2023 às 19:26
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Secretaria da Saúde de Joinville ampliou o público-alvo apto para receber a dose de reforço da vacina da Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer. A partir de agora, pessoas com mais de 12 anos que tenham as comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde podem receber o imunizante.

Continuam aptos à vacinação os trabalhadores da área da saúde; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com 60 anos ou mais; imunocomprometidos; habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (a partir de 12 anos) e trabalhadores dessas unidades.

Por se tratar de uma dose de reforço, é necessário que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses do esquema vacinal anterior e um intervalo mínimo de 4 meses entre a última dose de vacina contra a Covid-19, independentemente do imunizante.

A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.

Comorbidades

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as comorbidades consideradas neste momento para o grupo prioritário são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras síndromes genéticas; e doença hepática crônica.

Onde se vacinar

A vacina bivalente está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), localizadas em todas as regiões da cidade, com exceção da UBSF Jativoca.

As UBSFs funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. O horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais está disponível no site joinville.sc.gov.br.

Também é possível receber o reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 na Sala Central de Imunização, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Abdon Batista, 172, no Centro.