Pesquisa sobre a proposta de binário na zona Sul de Joinville é prorrogada até 27 de outubro

Publicada em 29/09/2023 às 13:29
Relacionado a:

A pesquisa sobre a proposta de binário nas ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino, na zona Sul, foi prorrogada até o dia 27 de outubro. A Prefeitura de Joinville estendeu o prazo atendendo a uma solicitação da Câmara de Vereadores.

Para conhecer melhor a proposta e opinar, basta acessar o site www.joinville.sc.gov.br e clicar em “Binário da zona Sul”. Na página, há um vídeo com detalhes sobre as melhorias previstas para a região e explicações sobre o binário, além de um formulário para que os joinvilenses manifestem seu ponto de vista.

Com o binário, o fluxo no sentido Bairro/Centro seria pela rua Florianópolis e no sentido Centro/Bairro pela rua Monsenhor Gercino. Com a implantação, espera-se reduzir em 30% o tempo médio no trânsito, além de mitigar a média de 15 minutos de atraso do transporte coletivo na região.

Hoje, as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino somam cerca de 200 acidentes de trânsito por ano e têm chance de congestionamento de mais de 90% nos horários de maior movimento. A velocidade média na região é de apenas 10 km/h. Além de melhorar a mobilidade por meio de iniciativas como redução do tempo que veículos ficam parados em semáforos, o binário deve aumentar a segurança no trânsito da região.

O prazo estendido para a participação da comunidade também coincide com o prazo em que a Câmara de Vereadores vai promover as audiências públicas. Essas reuniões serão organizadas pela Comissão Especial formada especialmente para discutir o tema, que é presidida pelo vereador Lucas Souza.