Peças teatrais levam diversão e consciência ambiental para escolas de Joinville

Publicada em 25/10/2023 às 16:02
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Saneamento básico é assunto sério, mas pode ser aprendido de forma divertida. Por isso, a Águas de Joinville está levando duas peças teatrais, “Entrando pelo Cano” e “Ligado em Você”, para as escolas localizadas em regiões que atualmente estão recebendo obras de expansão da Companhia.

Até o dia 27 de outubro, as apresentações ocorrem nas Escolas Professora Gertrudes Benta Costa, Senador Rodrigo Lobo, João Colin e Deputado Nagib Zattar. Depois, os espetáculos terão novos ciclos de apresentações em outras escolas, no mês de novembro e no início do ano letivo de 2024.

Ao mesmo tempo que divertem, as peças teatrais levam ao público conhecimentos importantes sobre preservação do meio ambiente. “A inserção das artes cênicas no processo de educação ambiental busca incentivar uma mudança de comportamento no dia a dia, principalmente no que se refere ao uso consciente da água e ao bom uso da rede de esgoto”, diz Priscilla Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Joinville.

Em “Entrando pelo Cano”, destinada a crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, as irmãs Cristina e Clara decidem descobrir de onde vem e para onde vai toda a água do chuveiro. A partir daí, elas embarcam em uma aventura para conhecer o caminho que a água percorre na cidade, desde a captação até retornar à natureza, passando pelas casas das pessoas.

Direcionada a estudantes do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio, a peça “Ligado em Você” conta a história de Willy e Tina, um jovem casal que está começando uma família. Juntos, os dois encaram a vida adulta e o futuro com humor e muita confusão. Esse é o ponto de partida para uma reflexão mais profunda sobre o consumo de água e a importância do tratamento de esgoto.

Desde 2009, a Companhia Águas de Joinville proporciona entretenimento e educação ambiental a estudantes por meio de peças de teatro nas escolas, além de apoiar a atividade de grupos artísticos. Os espetáculos abordam, de forma lúdica, assuntos relacionados à importância do saneamento básico e à sustentabilidade ambiental.