Peças com mais de 20 toneladas começam a ser instaladas na Ponte do Quiriri

Publicada em 13/11/2023 às 18:13
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Joinville iniciou uma nova fase na obra da Ponte do Quiriri. Após a construção dos pilares de sustentação, a empresa responsável pelo serviço está fazendo o içamento das longarinas, que são as bases de concreto que formam as pistas da ponte.

Ao todo, serão 18 longarinas, sendo que 12 foram instaladas nesta segunda e outras seis na terça-feira. Cada uma dessas peças mede 20 metros e pesa 22 toneladas. “Por esse motivo, foi montada uma frente de trabalho especial, com caminhão guindaste que suporta essa quantidade de peso para erguer as peças e levar até o ponto exato em cima dos pilares. Temos também profissionais especializados acompanhando toda a execução”, explica o engenheiro Paulo Mendes, diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville.

Depois que forem concluídas as instalações das longarinas, inicia a etapa que inclui a concretagem das peças, laterais da ponte e na sequência a implantação de uma laje de transição da ponte com a rua.

A ponte terá 60 metros de extensão com três vãos de 20 metros, 8,8 metros de largura e contará com duas pistas para veículos e dois passeios para pedestres, além de guarda-corpo. O investimento é de quase R$ 4 milhões. A estrutura em concreto armado permitirá o aumento da capacidade de carga, inclusive para a passagem de caminhões e atenderá cerca de 2,5 mil moradores da região do Quiriri.

A antiga ponte era de madeira ficou completamente danificada após as fortes chuvas de novembro de 2022. Logo após, a Prefeitura iniciou a elaboração do projeto executivo. A licitação da Ponte do Quiriri foi a primeira concorrência eletrônica de obra aberta e homologada, no Brasil, seguindo a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), o que permitiu mais rapidez no processo licitatório. A empresa vencedora da licitação e responsável por executar o serviço é a Fator3 Construções Ltda.