Passinho anima aulas do Movimenta Joinville

Publicada em 23/09/2022 às 16:41
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Centenas de pessoas lado a lado, no mesmo ritmo, com os mesmos passos, dançando em sincronia e com muita animação. A área que fica embaixo da arquibancada da Arena Joinville fica tomada por pessoas, toda segunda-feira, a partir das 20h30. Mesmo com chuva, os participantes comparecem com um sorriso no rosto. Assim é a modalidade Passinho Anos 80, do programa Movimenta Joinville – Atividade Física e Saúde.

O casal Ricardo e Karla chegou 40 minutos antes do início da aula. Eles participam desde que o projeto começou, no final de agosto, e não perderam nenhuma aula. “É muito bom dançar as músicas de quando a gente saía, relembrar os tempos do Ginástico. E, além disso, eu não posso mais jogar futebol por causa da coluna. E essa aula não tem impacto, é muito bom”, diz o mecânico de automóveis, Ricardo Knaureck, de 45 anos, que mora no Paranaguamirim.

O programa da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) oferece práticas de atividades físicas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. As aulas são gratuitas e resultam de uma parceria entre o grupo Passinho Anos 80 e a Sesporte. A procura pela modalidade é tão grande que, no momento, não há mais vagas.

“Nossa primeira aula teve quase 300 pessoas. É um projeto para promover a arte da dança, do movimento, da atividade física, para levar o bem-estar para as pessoas, para ter aquele tempo de curtir os saudosos Passinhos. A dança é universal, ajuda o físico e o mental, aqui eles esquecem os problemas”, explica o coordenador do grupo e instrutor, Fábio Cortes.

O encontro é também uma oportunidade de fazer amigos.“Trouxe minhas amigas e fiz muitas outras aqui. Temos um grupo de WhatsApp. Aqui é vida, um grupo contagiante, com muita alegria, muita empolgação, muita animação, tudo de melhor. A gente não aguenta esperar segunda pra vir pra aula, você ganha a semana, exercita, conhece pessoas, dança”, conta Rosilda Cipriano Ronchi, de 54 anos, moradora do bairro América.

“Essa modalidade agrega várias gerações, principalmente quem curtiu esses anos, o ritmo do flashback. São passos de fácil assimilação e a música é muito agradável. É um resgate, uma nostalgia daquela época bem curtida. Além disso, é um exercício aeróbico, exige raciocínio, concentração e coordenação”, explica Edna Viana, educadora física da Sesporte.

Grupo Passinho Anos 80

O grupo surgiu no bairro Aventureiro, há seis anos, como um projeto social para manter a cultura dos anos 80 viva. Músicas de Euro Disco, Bad Boys Blue, Modern Talking, Cindy Lauper. As coreografias são feitas pelos instrutores para diferentes níveis de conhecimento.

Movimenta Joinville – Atividade Física e Saúde

O programa é dividido em quatro segmentos: Movimenta Joinville Funcional (aulas de ginástica localizada e funcional), Movimenta Joinville Ritmos (aulas de ginástica envolvendo dança com ritmos musicais variados), Movimenta Joinville Ritmos – Passinhos Anos 80 (aulas com passinhos de dança utilizando músicas de flashback anos 80) e Movimenta Joinville Corrida (aulas com exercícios educativos, fortalecimentos e treinos de corrida). Além disso, a Sesporte oferece o Movimenta Joinville Bike e o Movimenta Joinville – Iniciação Desportiva, que oferece aulas para crianças e adolescentes em 22 modalidades.