Paratleta de Joinville disputará o Campeonato Mundial de Natação para Surdos, na Argentina

Publicada em 27/07/2023 às 17:17
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

O esporte joinvilense estará presente no Campeonato Mundial de Natação para Surdos, o World Deaf Swimming Championships. A nadadora Mariana de Andrade de Mello, atleta da Associação Paralímpica de Joinville e bolsista da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) foi convocada.

Essa é a primeira competição internacional da atleta que tem 19 anos e irá competir nas provas de 50 metros livres e o revezamento 4×100 metros livres misto. A joinvilense será a única mulher da região Sul a representar o Brasil no campeonato que acontece de 14 a 19 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina.

“Não há palavras para descrever o que estou sentindo, indo como atleta surda e representando Joinville, Santa Catarina e o Brasil. Vou representar o nosso país com muito orgulho e, independentemente dos resultados, estou realizando um sonho”, compartilha Mariana.

Com a expectativa de concorrer com adversárias de alto nível, a atleta e sua técnica, Roberta Soares, intensificaram os treinos em busca de melhores marcas, especialmente nas modalidades em que vai competir.

“Minhas rotinas tiveram muitas mudanças no último ano. Treino todos os dias natação, faço academia, pilates e acompanhamento nutricional. A parte emocional, até o momento, está sob controle”, avalia a atleta.

Mariana começou a nadar aos 10 anos de idade, apenas com o objetivo de praticar o esporte. Desde então, a paratleta conquistou diversas medalhas em campeonatos como os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em 2018 e 2019, e na Surdolimpíada Nacional, em 2021. Já no Campeonato Brasileiro de Natação para Pessoas com Deficiência Auditiva, em 2022, conquistou seis medalhas, sendo cinco de prata e uma de ouro.

Além dela, a delegação brasileira no o World Deaf Swimming Championships também terá a participação de um nadador de Blumenau (SC).