Para abastecer a cidade, Águas de Joinville trata e distribui cerca de 181 milhões de litros de água diariamente

Publicada em 22/03/2023 às 10:07
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Fornecer água potável para os moradores da maior cidade catarinense exige investimentos e monitoramento constante do serviço administrado pela Companhia Águas de Joinville. Diariamente, são distribuídos em torno de 181 milhões de litros de água potável. O município também conta com 13 reservatórios, 79 sistemas de bombeamento e um parque de hidrômetros com mais de 160 mil equipamentos. Além de operar as duas ETAs, Cubatão e Piraí, a Companhia realiza as manutenções e melhorias em sua rede de abastecimento, que hoje tem 2,3 mil km de extensão.

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22/3), a Companhia Águas de Joinville faz uma ação de distribuição de copos de água em diferentes terminais urbanos da cidade, reforçando a importância do uso consciente deste recurso. Os copos contêm água tratada, que em Joinville pode ser consumida da torneira desde que a população mantenha a limpeza da caixa-d’água em dia. O recomendado é a higienização a cada seis meses.

A qualidade da água é assegurada por tecnologias de tratamento, controle e análise. Para garantir a potabilidade da água distribuída, o Laboratório de Controle de Qualidade da Companhia, que possui acreditação do Inmetro, realiza 38,5 mil análises de água por ano em 262 pontos da cidade, distribuídos nos 43 bairros de Joinville.

Este ano, a Águas de Joinville promoveu uma importante melhoria, substituindo o uso de gás cloro por hipoclorito de sódio no tratamento da água no município. Além de ter alta ação bactericida, o hipoclorito de sódio oferece mais segurança em comparação ao gás cloro, principalmente no que se refere ao transporte e armazenamento do material.

A Companhia atende o que preconiza o Marco Legal do Saneamento, que é 99% da população com água potável. A cobertura da água em Joinville é de 99,2%.

O sistema de abastecimento de água é monitorado de forma on-line 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo Centro de Inteligência em Operações. O objetivo é reduzir os impactos de obras, o tempo de consertos de vazamentos e as perdas de água.

Investimento para garantir serviço de qualidade

Em três importantes obras realizadas pela Companhia Águas de Joinville, o investimento é de aproximadamente R$ 64,3 milhões.

Uma das obras que está sendo executada pela Companhia é a implantação do Distrito de Medição e Controle (DMC) no Jardim Sofia, que teve início em fevereiro e vai beneficiar 5,5 mil moradores do bairro.  A região receberá, no total, 31,3 km de redes novas e ramais em polietileno de alta densidade, material mais flexível e mais resistente a rupturas em relação à tubulação convencional. A previsão é que a obra seja concluída em 2024.

No bairro Bucarein, o DMC está em fase final de implantação e será concluído no primeiro semestre de 2023. A obra vai beneficiar cerca de 15 mil moradores dos bairros Bucarein, Boa Vista e parte do Saguaçu.

Os DMCs são regiões onde a vazão de água é monitorada já na entrada da área, o que garante agilidade na identificação e no reparo de vazamentos. A implantação dos dois distritos faz parte de um pacote de intervenções previstas no Plano Diretor de Água da Companhia, com foco na redução de perdas de água.

Iniciada em janeiro, outra obra é a instalação da adutora da futura Estação de Tratamento de Água Piraí Sul. Serão 10 km de tubulações que passarão por diversas ruas para levar água da futura estação aos reservatórios que abastecerão a população, em maior parte da região sul de Joinville. A implantação da adutora deve ser concluída no segundo semestre de 2024, ano em que também está previsto o início da construção da ETA Piraí Sul.