Os usuários do transporte coletivo de Joinville passam a contar com mais uma facilidade a partir deste domingo (1/2), com a opção de pagamento das passagens embarcadas com cartões de crédito ou débito, por meio da tecnologia de aproximação.
O pagamento por aproximação estará disponível tanto nos ônibus quanto nas catracas dos terminais. De acordo com o gerente de Operações da Passebus, Rogério Butor, a operacionalização do sistema é simples e intuitiva.
“O passageiro que tiver o seu cartão de crédito ou débito com a função de aproximação devidamente habilitada vai aproximar o cartão do validador, que é o mesmo equipamento já existente nos ônibus para a leitura do Cartão Ideal. A partir de domingo, todos os ônibus e terminais de Joinville estarão aptos a receber essa forma de pagamento”, explica.
Um dos pontos a ser observado pelo passageiro é que a seleção da forma de pagamento é feita automaticamente pelo equipamento, sem interação do usuário. Dessa forma, se o cartão utilizado possuir a dupla função, crédito e débito, o sistema vai reconhecer a função crédito. “Ou seja, o pagamento apenas será efetivado no débito caso o cartão possua apenas essa função”, completa Rogério.
Além dos cartões físicos, os validadores também estão aptos a processar pagamentos pela aproximação de dispositivos móveis, como telefones celulares e relógios inteligentes, desde que possuam a tecnologia NFC habilitada. O valor da passagem é o mesmo cobrado em outras formas de pagamento, de R$ 6,50.
Em relação à forma de aproximação dos cartões, para evitar leituras acidentais ou cobranças indesejadas, a orientação é que o passageiro aproxime do validador apenas o cartão ou dispositivo que pretende utilizar.
“Orientamos que o passageiro já tenha em mãos o cartão a ser utilizado e que evite a aproximação da carteira ou da bolsa para assegurar que apenas o meio de pagamento escolhido seja identificado pelo sistema”, reforça Rogério Butor.
Vale destacar que o Cartão Ideal continua sendo a principal modalidade de pagamento, garantindo benefícios como mais segurança, controle detalhado de utilização e a possibilidade de integração temporal.