No final da manhã deste domingo (4), a equipe técnica da Companhia Águas de Joinville concluiu os serviços da manutenção programada que estava realizando, desde a madrugada, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí, localizada no bairro Vila Nova. As obras foram finalizadas de forma antecipada em relação ao que estava previsto.
O sistema de abastecimento começou a ser religado e está sendo restabelecido. A recuperação acontecerá de forma gradativa e de acordo com o consumo nos bairros atendidos pela ETA: Boehmerwald, Itinga, Morro do Meio, Nova Brasília, Profipo, Santa Catarina, São Marcos e Vila Nova e parte dos bairros Anita Garibaldi, Floresta (oeste da rua Santa Catarina), Petrópolis (sul da rua dos Radialistas) e Zona Industrial Norte (Rodovia do Arroz e adjacências).
A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra ao longo deste domingo em regiões próximas à estação. Já áreas altas e os bairros mais distantes da estação deverão ter o abastecimento plenamente restabelecido na segunda-feira (5/5).
O que foi feito na manutenção
Os serviços realizados na ETA Piraí fazem parte das obras de modernização que estão ocorrendo na estação desde o segundo semestre de 2024.
Neste domingo, foi executado o desvio da adutora de água tratada do local onde estava, dando espaço para a construção de um novo reservatório de água tratada. Também foi efetuada a troca de paineis da subestação de energia da estação.
Além dos serviços que foram executados na ETA, está em finalização uma manutenção preventiva na unidade de bombeamento da rede de água da rua Waldemiro José Borges, no bairro Profipo. A execução da obra foi programada a fim de aproveitar a interrupção no abastecimento na região, que já estaria ocorrendo em função da manutenção na estação.
Água deve continuar sendo utilizada de forma consciente
A Companhia reforça que a restrição do uso de água deve ser mantida até a normalização total do sistema de abastecimento. Por isso, neste domingo, não é recomendado o uso de água em grandes quantidades para atividades como lavar roupas, calçadas ou regar o jardim. O uso deve ser somente para beber, preparar refeições e para higiene pessoal.
Durante o período de normalização do abastecimento, o uso excessivo de água em alguns imóveis, onde o restabelecimento ocorre primeiro, afeta outras residências ao longo da rede, e a recuperação do sistema como um todo pode levar mais tempo que o previsto.