“O Farol para os joinvilenses” celebra 173 anos da cidade com atrações para a comunidade

Publicada em 11/03/2024 às 09:39
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, O Farol

O domingo (10/3) de sol e calor foi um convite para o público prestigiar “O Farol para os joinvilenses”, evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) da Prefeitura de Joinville, como parte da programação do aniversário de 173 anos da cidade.

Durante todo o dia, a comunidade teve a oportunidade de acompanhar as diversas atrações da programação e conhecer um dos prédios emblemáticos da cidade, que já abrigou serviços como a rodoviária e a própria sede da Prefeitura de Joinville.

“Abrimos o nosso prédio histórico para que as pessoas venham curtir com a gente, celebrar os 173 anos de Joinville, e para que possamos nos sentir pertencentes à cidade, com uma série de produtos e exposições”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.

No prédio O Farol, os visitantes puderam conferir exposições de projetos e de trajes típicos alemães. As crianças encontraram diversão com as atividades de lazer oferecidas pela Secretaria de Esportes. O público também vibrou com a apresentação dos atletas da Associação de Ginástica Artística de Joinville (AGAJO), cujo centro de treinamento fica no O Farol.

Como ponto alto da experiência, o público pode fazer uma visita guiada à torre do prédio e contemplar a vista privilegiada da região central de Joinville.

Já na área externa do prédio, a rua Max Colin, entre as ruas João Colin e Blumenau, reuniu atrações como feira de artesanato, feira de adoção de filhotes, barraquinhas com delícias como produtos coloniais, pastel e caldo de cana.

Também houve exposições com viaturas e equipamentos das Forças de Segurança. A Escola Pública de Trânsito de Joinville participou do evento com ações de conscientização e a Secretaria de Meio Ambiente (Sama) distribuiu mudas de árvores.

O furgão adaptado da Companhia Águas de Joinville foi outra atração do evento e apresentou aos visitantes a maquete que mostra o caminho que a água faz em um sistema de saneamento básico, desde a captação até ser tratada e devolvida ao meio ambiente.

Parabéns a Joinville e experiência com a família

“O Farol para joinvilenses” foi de descobertas e novas experiências para a professora e artesã Mairá Alvarenga. Mesmo já tendo participado de cursos para empreendedores realizados no O Farol, a amazonense que está há mais de 20 anos em Joinville, aprendeu mais sobre a cidade, junto com os filhos, José Manoel e Lorenzo.

“É uma oportunidade que a gente tem para ver a linda Joinville dessa forma, com esse sol maravilhoso. Estar presente em um evento como esse ajuda a gente a conhecer um pouco mais sobre a cidade”, declara.

Depois de realizar na escola diversas atividades comemorativas aos 173 anos de Joinville, Laura de Castro Silva, de 9 anos, aproveitou o domingo para passear com os pais, Gabriela e Gabriel de Castro Silva, e conhecer mais sobre a cidade.

“Vi uma boa parte de Joinville lá de cima, vi coisas que nunca tinha visto, com um trator enorme. Também vi as meninas fazendo ginástica, o processo da água e coisas novas e legais”, conta.

Para lembrar a comemoração à data especial, a pequena deixou sua mensagem: “Feliz aniversário para todo mundo que mora e principalmente para Joinville, que fez 173 anos”.

Serviços oferecidos pelo O Farol

O Farol oferece espaço colaborativo com o objetivo de orientar pessoas e entidades que atuam ou desejam atuar nas áreas de empreendedorismo social, cultural e esportivo e buscam apoio por meio de parcerias com a iniciativa privada e/ou editais públicos.

O prédio está localizado na rua Max Colin, 550, América. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Informações e contato pelo WhatsApp (47) 98812-8457 ou pelo e-mail farol@joinville.sc.gov.br.