O Farol para os joinvilenses anima público na semana do aniversário de Joinville

Publicada em 06/03/2023 às 10:15
Relacionado a:

No início da semana do aniversário de 172 anos do município, o joinvilense foi presenteado com um evento de integração, diversão e história. É que neste domingo (5/3), as portas do O Farol ficaram abertas durante todo o dia para visitação e diversas atrações musicais e artísticas.

“Esse prédio faz parte da cultura de Joinville. Então abri-lo para o público faz parte de todos conhecerem sua história também. Hoje ele abriga a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, além da ginástica e da Saúde, um coworking para agentes culturais, sociais e esportivos”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Na rua em frente ao prédio, foi realizada uma feira de produtos artesanais, orgânicos e gastronomia diversificada. Além disso, exposições das forças de segurança e salvamento, da Companhia Águas de Joinville e da Fundação Pró-Rim e brincadeira para o público infantil.

Aliás, essa foi uma das atividades que fez a diversão da pequena Manuela, de apenas 5 anos. É que a Secretaria de Esportes de Joinville montou várias brincadeiras que integram as atrações do Dia de Lazer.

“A Manu está brincando bastante, estamos bem animadas. Chegamos aqui às 10h30 e já tinha evento de música ali dentro, conhecemos O Farol e ela ficou encantada com a vista. Essa parte da recreação tem várias atividades, ela está aproveitando muito e acaba que eu também. Está difícil levar a Manuela para casa”, diz Juliana Kunupp, mãe da Manuela. A família está há apenas um mês morando em Joinville.

Quem também aproveitou o dia para realizar um sonho foi o joinvilense Carlos Ricardo Pensky. Morador do Costa e Silva, ele sempre teve curiosidade em conhecer a torre do O Farol.

“Quando passeava de bicicleta e passava por aqui tinha o sonho de conhecer e hoje eu realizei. A vista lá de cima é linda”, diz Carlos que estava acompanhado da família.

A visita à torre realmente é uma das atrações mais procuradas. Justamente pelo contexto histórico do prédio que já foi sede da concessionária Ford e da Prefeitura de Joinville, a subida na torre pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Basta chegar ao local e se identificar. O passeio é gratuito.

Entre os expositores, estavam integrantes da Associação Joinvilense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR) que comercializaram produtos da agricultura joinvilense.

“É a segunda vez que a gente participa e é uma oportunidade para as pessoas conhecerem e adquirirem os produtos da AJAAR”, diz Cinara Eccel, tesoureira da associação.

“Este é o segundo ano do O farol para os joinvilenses e o objetivo é abrir esse local histórico para o público. A visitação à torre é a grande estrela do evento. As pessoas querem olhar Joinville lá de cima. Esse ano temos a história do prédio sendo contada assim que se sobe a torre. E esse trecho da rua a gente fecha para que o joinvilense possa aproveitar um dia diferente”, comenta Fernando Bade, secretário da SDE.

Presente para a ginástica artística

Outro momento especial do evento foi a apresentação das atletas da equipe e pré-equipe de ginástica artística de Joinville.

A apresentação marcou a estreia do novo tablado para solo de ginástica instalado no Centro de Treinamento, no O Farol.

O novo tablado conta com sistema de molas que amortecem os impactos, garantindo mais segurança e rendimento às atletas, e é um dos únicos disponíveis em centros de treinamento de Santa Catarina. A implantação do novo material é uma iniciativa da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), com investimento de R$ 220,1 mil.

“O tablado vai proporcionar um treinamento de muito mais qualidade tanto para o pessoal que está iniciando a aprendizagem, quanto para os atletas que nos representam nos jogos oficiais”, diz Caroline Antunes, secretária de Esportes interina.

O evento O Farol para os joinvilenses é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) e teve a participação da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (SIOP), vinculado ao Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (CEPAT), da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria de Esportes (Sesporte), Departamento de Trânsito (Detrans), Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar, Bombeiros Voluntários de Joinville, empresa Gidion e da Associação Joinvilense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR).