Nutricionistas e cozinheiras que trabalham na Rede Municipal de Ensino de Joinville recebem capacitação

Publicada em 06/02/2024 às 18:28
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Cerca de 500 nutricionistas e cozinheiras contratadas pela Sepat, empresa vencedora da concorrência para a prestação de serviço de alimentação em 165 Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil de Joinville, participaram de uma capacitação antes da volta às aulas.

“O treinamento e capacitação das equipes responsáveis pela alimentação escolar é uma prática de longa data na Rede Municipal de Ensino de Joinville. Os treinamentos, atualmente, são realizados pela empresa contratada em alinhamento com as equipes de nutricionistas e de fiscalização da Secretaria de Educação para que o resultado seja uma ótima alimentação nas unidades escolares”, explica Felipe Hardt, diretor executivo da Secretaria de Educação.

Com o mesmo objetivo a Secretaria de Educação está realizando também a capacitação de seus servidores efetivos envolvidos com o acompanhamento da alimentação escolar.

Henriana Lepeltier, que é diretora de Operações da Sepat, destaca que os profissionais foram instruídos quanto às boas práticas de manipulação de alimentos, projetos de educação nutricional, atendimentos específicos aos casos de restrições alimentares, processos de segurança no trabalho e atendimento ao cliente.

“Nossa equipe será responsável por servir em média 54,6 mil refeições por dia, além de 916 dietas especiais. O treinamento deste time, que é realizado a cada semestre, é fundamental para aperfeiçoar o nosso trabalho”, analisa a diretora.

O atendimento de escolas e CEIs municipais é realizado sob a supervisão de 45 nutricionistas. Elas atuam diretamente no acompanhamento, treinamento e desenvolvimento das cozinheiras. Também trabalham na validação dos cardápios, garantia da qualidade dos insumos e boas práticas. Além disso, junto aos alunos, a Sepat realiza um Programa de Educação Nutricional, que inclui ações lúdicas no estímulo à alimentação saudável.