Número de cirurgias eletivas no Hospital Municipal São José cresce 23% em 2023

Publicada em 14/02/2024 às 16:07
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ

Em 2023, o Hospital Municipal São José, da Prefeitura de Joinville, realizou 1.867 cirurgias eletivas. Foi um aumento de cerca de 23% em relação a 2022, quando foram feitas 1.514 cirurgias eletivas.

Das cirurgias eletivas realizadas no ano passado, 1.351 foram do setor de oncologia, 105 de ortopedia e 411 gerais. Foram 1.309 cirurgias de alta complexidade e 558 de média complexidade. Outubro foi o mês com mais procedimentos realizados, 198.

Segundo o diretor-presidente do Hospital São José, Arnoldo Boege Junior, o aumento do número de cirurgias eletivas é resultado da obra de reforma e adequação do Centro Cirúrgico do Hospital São José, inaugurada em julho de 2023, com cinco novas salas cirúrgicas, salas de recuperação pós-cirurgicas e áreas comuns.

“Depois da ampliação, passamos a contar com nove salas para cirurgia. E uma delas é específica para as cirurgias de emergência. Como atendemos uma população superior a 1 milhão de habitantes, isso deu condições para que menos cirurgias eletivas fossem desmarcadas em função das emergências que aparecem”, explica o diretor-presidente.

A reforma e ampliação do Centro Cirúrgico representou um investimento de R$ 1.997,696,08 com infraestrutura e R$ 1.484,780,56 com equipamentos. Os espaços foram todos adequados conforme a legislação, garantindo aos pacientes e profissionais mais conforto e humanização na realização dos procedimentos.