Nove UBSFs de Joinville realizam ações voltadas aos pacientes com diabetes

Publicada em 09/11/2021 às 17:06
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville está com ações voltadas a pacientes diabéticos em nove Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).

As unidades Jarivatuba, Paranaguamirim, Fátima, Bakhita, CAIC, Itaum, São Marcos, Morro do Meio e Costa e Silva realizam exames de glicemia capilar, controle de pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), consulta de enfermagem com exame do pé diabético e triagem do fundo de olho por meio de retinógrafo portátil.

O objetivo do projeto é esclarecer a população sobre os riscos da doença e proporcionar os exames que devem fazer parte da rotina do diabético. Estão sendo chamados para as consultas diabéticos que já são acompanhados pelas UBSFs.

No caso da triagem do fundo de olho por meio de retinógrafo portátil, ela é realizada em parceria com o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. O exame é feito por profissionais da Rede Municipal de Saúde, com um equipamento portátil doado pelo Sadalla.

“O Sadalla treinou nossos profissionais para realizar a foto da retina. A imagem então é enviada ao Hospital de Olhos para avaliar os pacientes de maior risco”, explica a diretora de Assistência à Saúde, Simone Aparecida de Souza.

Os pacientes de risco serão chamados para atendimento gratuito com os especialistas do Sadalla no Dia D do Combate ao Diabetes, que ocorre em 27 de novembro. Até o momento, 149 pacientes já foram submetidos ao exame.

Compartilhe

Skip to content