Novas redes de água e equipamento para detectar baixa pressão são instalados no Floresta e Anita Garibaldi

Publicada em 02/05/2023 às 17:58
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville concluiu, nesta terça-feira (2), a ligação de novas redes de água da rua São Paulo às redes existentes nas ruas Augusto Ernesto Boettcher e Simão Kruger, no bairro Floresta. A melhoria vai reforçar o abastecimento de 1,1 mil moradores dessa região.

Foram implantadas duas novas tubulações de água na rua São Paulo, ambas na calçada, com o objetivo de evitar danos no pavimento e transtornos no trânsito em futuras manutenções.

Tecnologia auxilia na redução de perdas de água tratada

Durante o feriado de 1º de maio, a Companhia também realizou obras de melhoria na rua Copacabana, no bairro Anita Garibaldi. No cruzamento com a Anita Garibaldi, foi feita a troca de registro de rede. Em outra melhoria, houve a instalação de um macromedidor – equipamento que mede o volume de água.

Na esquina da Copacabana com a rua Cristóvão Colombo, onde o macromedidor foi colocado, a via ficará com interdição parcial até a tarde de quarta-feira (3/5) para que haja a cura da caixa de drenagem instalada no local.

Com a implantação do medidor, será possível detectar, em tempo real, anormalidades no sistema, como baixa pressão da água, por meio do monitoramento realizado 24 horas pelo Centro de Inteligência em Operações da Águas de Joinville. A melhoria também contribui para redução de perdas de água. Rompimentos de rede, por exemplo, poderão ser identificados e consertados de forma mais ágil e eficiente.

Nas calçadas, as reposições de pavimento ocorrem à medida que as obras estão sendo finalizadas. Porém, a requalificação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). O cronograma de obras na rede de água está alinhado às obras de drenagem e asfaltamento da Prefeitura.

“As obras da Águas de Joinville nas ruas São Paulo e Copacabana foram antecipadas para serem executadas antes da pavimentação programada pela Seinfra, com o objetivo de evitar futuros recortes no pavimento”, explica Janine Smania Alano, diretora Operacional da Companhia.

A compatibilização das obras é realizada desde 2021. Quando uma rua vai ser pavimentada, pela Prefeitura ou por iniciativa comunitária, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa a Águas de Joinville. Assim, a Companhia toma as providências para realizar as obras na rede, evitando que ocorram após a conclusão da requalificação.