A Companhia Águas de Joinville informa que está programada para domingo (13/7) a parada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão para mais uma etapa das obras de modernização. As equipes irão iniciar os serviços às 4h, com previsão de conclusão ainda no domingo.
Nessa etapa, os técnicos da Companhia vão finalizar a instalação das válvulas automatizadas em duas áreas da estação. Será instalada uma válvula em uma bomba da captação e duas nas bombas de recalque, localizadas na saída da estação.
As obras que estão ocorrendo na ETA Cubatão visam à modernização dos equipamentos, com a automatização do sistema de bombeamento, disponibilidade de bombas reserva e englobam uma nova subestação, economia de energia elétrica, entre outros benefícios. No total, serão realizadas seis paradas programadas até a conclusão dos serviços. No domingo, será realizada a quinta parada.
Como fica o abastecimento
Com a parada da ETA Cubatão, os bairros atendidos pela estação terão impacto no abastecimento de água. São eles: Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, América, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santo Antônio, Saguaçu, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão, Zona Industrial Norte e Zona Industrial Tupy.
As regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba, onde está localizada a ETA Cubatão, devem ter o abastecimento normalizado na noite de domingo (13). Em áreas mais altas e mais distantes, o sistema deve ser restabelecido ao longo de segunda-feira (14).
Águas de Joinville reforça a importância do consumo consciente
A Companhia Águas de Joinville reforça que a água deve ser usada de forma consciente todos os dias, mas, em momentos de parada da ETA, é necessária uma atenção especial. Destaca também a importância da existência de caixa-d’água para atender a quantidade de moradores na residência.
É essencial que todas as residências tenham caixa-d’água, com capacidade adequada ao número de moradores, na proporção de 200 litros por morador. Se na casa moram 5 pessoas, por exemplo, a caixa deve ter no mínimo 1000 litros.
Além disso, outras dicas fazem a diferença para reduzir os impactos:
– Dias antes da parada da ETA: lavar roupas com antecedência e fazer a limpeza de banheiros, cozinha e garagem.
– Um dia antes da parada da ETA: no sábado (12/7), começar a economizar água para que a caixa-d’água esteja cheia no momento da interrupção do fornecimento. Desta forma, a orientação é não lavar roupas, ou fazer outras atividades que consomem maior quantidade de água.
– No dia em que a ETA recebe obras: não usar água em grandes quantidades, como para lavar roupas e calçadas ou regar o jardim. Restringir o uso para beber, preparar refeições e para higiene pessoal. Manter a restrição do uso de água até a normalização total do sistema de abastecimento.