Nordeste E.C e Audax vencem o Copão Kurt Meinert nas categorias masculino e feminino 2023

Publicada em 20/11/2023 às 11:08
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Chegou ao fim mais uma edição do Copão Kurt Meinert, um dos campeonatos de futebol amador mais importantes da região Sul do Brasil. Os jogos são realizados pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte) e envolvem todas as regiões da cidade.

O campeão do 44° Copão Kurt Meinert masculino foi o Nordeste E.C, que levou a melhor na partida disputada contra o Palmeiras Só Amigos na tarde de domingo (19), na Arena Joinville.

O único gol da partida saiu aos 12 minutos do segundo tempo, depois de uma cobrança de escanteio. Bola na área e de cabeça, o Nordeste E.C colocou pra dentro do gol, sem chance de defesa para o goleiro.

Sandroval da Silva, técnico do Nordeste E.C, conta que com a formação atual é a terceira vez que o time, com a maioria dos atletas do bairro Boa Vista, disputa o Copão.

“Desde o início da competição a gente sabia o potencial do nosso time, pelo empenho, pelos jogadores que a gente tem no elenco. A gente tinha consciência que não seria um jogo fácil, aberto, mas a gente veio preparado. Graças a Deus a gente conseguiu fazer um a zero e segurar até a final”, afirma o técnico.

Já o 3° lugar ficou com C.A Baguilé, vencedor do jogo com o C.A Morro do Meio. O placar fechou em 2×1.

Decisão também no Copão Kurt Meinert feminino

Na manhã de domingo (19), o gramado da Arena Joinville foi dominado pelas mulheres. A equipe vencedora da 3° edição foi a Audax, que venceu a Libertad por 4×1.

Já o 3° lugar deste ano ficou com o Fritz FC que levou a melhor com um placar de 4×2 sobre o América.

“Essa é uma competição muito importante que reúne cerca de 1,5 mil atletas entre o masculino e feminino. Agraciar as equipes campeãs, jogando neste, que é o principal palco do esporte, a Arena Joinville, é uma alegria. A característica principal do Copão é esse envolvimento da comunidade, da organização espontânea das equipes”, diz o diretor da Sesporte, Geraldo Campestrini.

Em 2023, 65 equipes disputaram o campeonato masculino. Já o feminino teve oito equipes inscritas.

Homenagem ao primeiro organizador do Copão Kurt Meinert

Uma das personalidades do esporte joinvilense foi homenageada nesta edição e contou como teve início o Copão.

“Em 1978, o então prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, pediu que a gente organizasse um campeonato de futebol que reunisse toda a cidade e que levasse o nome de Kurt Meinert. Já na primeira edição tivemos mais de 40 equipes inscritas”, lembra o professor Jair Venâncio que na época foi o responsável por organizar o Copão Kurt Meinert em Joinville.

A história de Jair Venâncio com Joinville começou em 1971, quando veio de Maringá para cursar Educação Física na antiga Furj, atualmente Univille. No último ano do curso, teve a oportunidade de assumir a função de chefe da Divisão de Esportes, quando o município tinha recém criado a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, na gestão do ex-prefeito de Pedro Ivo Campos.

“Eu me sinto orgulhoso de ver tudo isso realizado e agradeço todos que me apoiaram na época. Só tenho que agradecer essa homenagem que recebo com muito orgulho”, comenta Jair.

Ao fim dos jogos, o homenageado participou da cerimônia de entrega das medalhas e troféus e recebeu uma placa de reconhecimento pelo envolvimento e dedicação ao esporte de Joinville.

– Confira os premiados no Copão Kurt Meinert masculino

1° lugar – Nordeste E.C
2° lugar – Palmeiras Só Amigos
3° lugar – C.A. Barilé

– Equipe menos vazada: Nordeste E.C.
– Equipe mais disciplinada: E.A. Morro do Meio
– Artilheiro da competição: João Marcos Nascimento, da equipe São Paulo Itinga, com 11 gols

– Confira os premiados no Copão Kurt Meinert feminino

1° lugar – Audax