No Dia Mundial da Água, veja dicas de como preservar esse recurso hídrico

Publicada em 22/03/2022 às 12:52
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Nesta terça-feira (22), é celebrado o Dia Mundial da Água, data instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em Joinville, acontece hoje a abertura do 1º Seminário de Inovação no Saneamento do Norte Catarinense, 100% on-line, gratuito e aberto a todos os interessados. Para se inscrever, basta acessar inovacaj.com.br.

A Companhia Águas de Joinville também oferece à comunidade uma oficina gratuita sobre água, que será realizada no bairro Bucarein, às 15h, no Restaurante Popular. Essa é mais uma ação aberta à população, na qual os participantes recebem informações e orientações sobre a forma correta de padronizar a ligação nova de água do seu imóvel e também como identificar vazamentos internos.

“A preservação da água passa pelo envolvimento das pessoas, para que elas enxerguem a água como bem finito. Se bem cuidada hoje, haverá água de qualidade no futuro dos nossos filhos”, diz Claudia Rocha, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Águas de Joinville.

Cada cidadão pode fazer sua parte no dia a dia para preservar esse recurso natural. Segundo a ONU, cada pessoa necessita, em média, de 110 litros de água por dia, mas o brasileiro consome cerca de 200 litros diariamente.

Além de manter hábitos como tomar banhos curtos e evitar uso de mangueira para limpar a calçada e lavar o carro, confira as seguintes dicas:

– Fique atento aos vazamentos. Se você identificar algum na rua, ligue para a Central de Atendimento 115. Preste atenção também nos vazamentos dentro do seu imóvel e conserte imediatamente. Torneiras pingando podem desperdiçar até 46 litros de água por dia.

– Nunca descongele a carne ou outros alimentos na água corrente, nem mesmo de molho na água. Retire o alimento do congelador com antecedência e coloque-o na geladeira para descongelar naturalmente. Além de ser um processo seguro para evitar contaminação por micro-organismos, descongelar no refrigerador ajuda a preservar água e preserva a textura e o sabor.

– Não jogue cinzas e muito menos óleo ou lixo no vaso sanitário. Além do risco de entupimento da tubulação, cada acionamento da válvula de descarga com caixa acoplada consome cerca de 6 litros de água.

– Prefira regar as plantas à noite, pois esse hábito reduz as perdas de água por evaporação. Em vez de mangueira, use regador, e direcione a água sempre para a terra.

– Ao escovar os dentes, feche a torneira e reabra apenas na hora do enxágue. Uma torneira aberta por 5 minutos gasta aproximadamente 12 litros de água.

– Ao lavar a louça, retire os resíduos, ensaboe os utensílios e depois ligue a torneira para enxaguar. Ao deixar a torneira da cozinha ligada por cinco minutos o consumo médio é de 55 litros de água.

– Para lavar a roupa, a dica é juntar o máximo de peças. Na máquina de lavar com capacidade de 5 quilos, o consumo é de 135 litros de água. Já no tanque, a torneira aberta por 15 minutos representa um consumo médio de quase 280 litros.