Mutirões da Sama microchiparam mais de 1,2 mil animais em Joinville

Publicada em 16/05/2022 às 17:03
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

A Prefeitura de Joinville informa que os cinco Mutirões de Microchipagem, realizados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), resultaram em 1.226 animais atendidos, sendo 927 cães e 299 gatos.

Só na ação ocorrida domingo passado (15/5), no Parque Guarani, foram microchipados 207 animais (152 cães e 55 gatos). Também foram realizados, desde o ano passado, mutirões no João Costa (191 animais), Expoville (311 animais), Adhemar Garcia (402 animais) e Morro do Amaral (115 animais).

Segundo Fábio Jovita, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, os mutirões foram exitosos.

“Os números são excelentes. Em cada bairro onde os mutirões ocorreram, podemos verificar que existe um entendimento sobre a educação ambiental. E os mutirões vão além da microchipagem. As informações coletadas nessas ações nos dão inteligência para criar planejamento e trabalhar na educação ambiental”, explica o secretário.

O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. Dentro desse microchip, estarão as informações do animal e de seu tutor. Em uma eventualidade desse cão ou gato escapar, é possível localizar seu tutor.

A microchipagem também possibilita à Prefeitura de Joinville saber o número de cães e gatos no município. Os dados permitem à Prefeitura elaborar, com mais precisão, políticas públicas para essa área.

Depois do animal receber o microchip, ele pode entrar em uma fila para ser castrado, caso se enquadre nos critérios necessários. As informações sobre castração gratuita estão disponíveis no link.

Os Mutirões de Microchipagem contam com o apoio do curso de medicina veterinária da UniSociesc.