Mutirão remove cerca de 600 quilos de fiação sem uso na rua Senador Felipe Schmidt

Publicada em 21/09/2023 às 17:51
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

O balanço do primeiro mutirão para padronização da fiação nos postes de Joinville teve um saldo de aproximadamente 600 quilos de fios sem uso removidos. A ação foi avaliada como positiva pelo grupo de trabalho formado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Joinville, Celesc e operadoras de Telecom.

Na terça-feira (19), os profissionais se reuniram na rua Felipe Schmidt, onde durante todo o dia foram feitos serviços como remoção de circuitos (fiação) que não estavam mais em operação e por esse motivo estavam sobrando nos postes. Outra ação também foi organizar e esticar os fios para que eles ficassem retos, evitando curvaturas que dão a impressão de fiação solta.

O grupo de trabalho vai manter encontros periódicos para definir os próximos endereços que receberão o serviço. Além disso, os profissionais também devem se reunir para apontar quais medidas adotadas na rua Senador Felipe Schmidt serão replicadas nos demais endereços e quais poderão ser incluídas.

Um dos serviços feitos na via foi a poda das árvores que estavam no meio da fiação, causando riscos. Em alguns postes é possível perceber que há fios enrolados. Esses circuitos ainda estão em operação, levando os serviços de telecom até a casa e comércios.

“A atividade na rua Senador Felipe Schmidt foi a primeira e serviu como um ótimo laboratório para que todos os serviços envolvidos tanto em iluminação, quanto de telecomunicação pudessem estar integrados e trabalhando juntos proporcionando um ambiente mais adequado até visualmente para a população”, explica Thiago Molina, gerente da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra.

Nessa rua, o trabalho relacionado a fiação ainda não está totalmente pronto, vão ser feitos serviços pontuais, como esticar a fiação de uma das operadoras de telefonia. Isso depende de equipamento específico devido ao peso.