Mutirão contra a dengue no Jardim Iririú elimina 22 toneladas de entulho, maior volume recolhido neste ano

Publicada em 26/09/2025 às 18:37
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta sexta-feira (26/9), equipes da Prefeitura de Joinville recolheram cerca de 22 toneladas de entulho no bairro Jardim Iririú. Este foi o maior volume coletado neste ano nos mutirões de combate à dengue. Desde o início de 2025, as ações de mutirão já removeram 75 toneladas de entulho em nove bairros de Joinville.

A ação desta semana contou com a mobilização de mais de 90 pessoas, com equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde e o apoio de agentes comunitários da UBSF Dom Gregório, da Defesa Civil, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do Departamento de Trânsito, do 62º Batalhão de Infantaria e de voluntários da comunidade.

Foram mais de mil visitas orientativas em todo o bairro, percorrendo 932 residências e 107 estabelecimentos comerciais, além de vistorias em 36 terrenos baldios. Durante a mobilização, três terrenos foram notificados pela Fiscalização Sanitária devido ao mato alto, presença de lixo e materiais inservíveis acumulando água no terreno e nas calçadas.

Além disso, foi realizada a aplicação de fludora perifocal, inseticida de controle do mosquito Aedes aegypti, para eliminação de mosquitos adultos em dois centros de reciclagem e dois ferros-velhos. No total, 2.120 depósitos foram inspecionados.

As visitas orientativas são parte estratégica dos mutirões, que são mensais, e visam reforçar à população sobre a importância dos cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Segundo o Painel Dengue Joinville, Joinville registrou 983 casos de dengue e nenhum óbito neste ano, um resultado que reflete a série de iniciativas contínuas realizadas pelas equipes.

Uma das orientações compartilhadas nas escolas e nos mutirões na comunidade são os cuidados de prevenção do check list do “10 Minutos contra a dengue”. Para conferir as orientações, basta acessar o link.

Compartilhe

Skip to content