Museu de Arte de Joinville abre nova exposição e lança edital de ocupação para período 2024-2025

Publicada em 15/08/2023 às 09:02
Relacionado a: Museu de Arte de Joinville - SECULT.UPM.MAJ

O Museu de Arte de Joinville (MAJ) abriu uma nova exposição com obras do acervo e curadoria do artista Adriano Horn. “Cabeças” é composta por 31 obras de 28 artistas diferentes e está montada no porão. A abertura da exposição marcou também o lançamento do Edital de ocupação do museu, com a disponibilização de espaços para as próximas exposições temporárias.

Em “Cabeças”, os trabalhos têm como ponto em comum a representação da parte do corpo que dá nome à exposição. Segundo o curador, que também atua como assistente cultural no museu, o tema surgiu de conversas da equipe sobre as peças que estão sob a guarda do espaço.

“Havíamos detectado peças icônicas que representavam a cabeça dentro do acervo do museu. A partir daí, pesquisamos no acervo outras representações da cabeça, bem como outras linguagens artísticas, chegando a uma lista preliminar de obras”, explica Adriano Horn.

As peças que compõem a exposição “Cabeças” também têm outra particularidade em comum: estão há pelo menos 20 anos sem serem incluídas em uma exposição, e algumas delas são inéditas para o público. A artista norte-americana Carlyn Ekstrom se mostrou surpresa e contente ao ser avisada pela equipe do museu de que uma obra de sua autoria está sendo exposta. “Estou muito emocionada e feliz. É uma sensação estranha ver uma gravura que fiz há 40 anos voltando à vida”, escreveu ela à equipe do museu.

A exposição ficará no porão do Museu de Arte até outubro de 2023. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 16 horas. O endereço do MAJ é Rua XV de Novembro, 1.400, América.

Edital vai selecionar exposições de curta duração

Na última sexta-feira (11/8), também foi lançado o edital de chamamento para seleção de propostas de exposições para o período 2024/2025 para os espaços expositivos no porão e nos jardins do Museu de Arte. A iniciativa é para artistas residentes no Brasil e também no exterior. As exposições serão de curta duração e poderão permanecer no espaço por no máximo 45 dias.

Para se inscrever é necessário acessar o site da Prefeitura de Joinville e ler o edital atentamente (bit.ly/ExposicaoTemporariaMAJ). As propostas poderão ser de exposições individuais ou coletivas, e poderão ser enviadas até 30 de outubro de 2023. A inscrição é gratuita.

A avaliação e seleção dos projetos será feita pelo Conselho Consultivo do Museu de Arte de Joinville. O resultado será divulgado até 30 dias após o término do período de inscrição. Os projetos selecionados irão ocupar o museu no período de janeiro de 2024 até novembro de 2025.