Museu de Arte de Joinville abre exposição com obras de artistas consagrados nacionalmente

Publicada em 21/11/2023 às 17:36
Relacionado a:

O Museu de Arte de Joinville (MAJ) abre a partir desta terça-feira (21) uma exposição com 15 obras de artistas contemporâneos reconhecidos nacionalmente no circuito de arte brasileira. As obras ficarão em exposição no Porão do museu até janeiro de 2024.

As peças chegaram ao MAJ por intermediação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A instituição ficou responsável por doar obras do Instituto Itaú Cultural para os museus brasileiros. O museu joinvilense participou do processo e foi contemplado, sendo que todo o trâmite não teve custo ao município.

As obras destinadas ao MAJ são de 15 artistas brasileiros. Entre eles, nomes consagrados da arte nacional como Renina Katz, carioca de 97 anos que atua como artista desde 1946, e Silvio Oppenheim (1941-2012), que era além de pintor, arquiteto, cenógrafo, desenhista e gravador. Após a exposição, as 15 obras serão armazenadas e farão parte do acervo do museu.

A exposição no Porão do MAJ pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 16h, na rua XV de Novembro, número 1400, bairro América.

Passam a integrar o acervo o MAJ obras dos artistas Fernando Odrizola, Christina Parisi, Herton Roitman, Normando Martinez, Wega Nery, Aldemir Martins, Jussara Age, Sonia Von Bruski, João Gonçalves, Marco Magalhães, Eduardo Iglesias, Renina Katz, Gilberto Salvador, Elso Arruda e Silvio Oppenheim.

Montagem da exposição

Desde o início desta semana, a equipe do Museu de Arte de Joinville trabalha na montagem da exposição de longa duração que deve ser aberta ao público até o fim deste ano. Por esse motivo, temporariamente, apenas o Porão do MAJ está aberto para visitação.