Movimenta Bike de Natal reúne cerca de 300 ciclistas e premia bicicletas mais decoradas

Publicada em 07/12/2023 às 11:32
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Pisca-pisca, Papai Noel, renas, trenós e até mesmo presépio. Na Cidade das Bicicletas, o desfile de criatividade e inovação na noite de quarta-feira (6/12), foi com as famosas “zicas”. Aproximadamente 300 ciclistas se reuniram na Travessa Dr. Norberto Bachmann para a última edição de 2023 do Movimenta Bike, que teve como tema o Natal.

Incentivados pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville, os ciclistas decoraram suas bicicletas para participar do pedal e do concurso da bike mais decorada. Ao todo, 25 bicicletas foram inscritas. Um verdadeiro desafio para os jurados que votaram para escolher os vencedores.

Vanderlei Cardoso, morador do bairro Guanabara, é bicampeão do concurso e nesse ano não mediu esforços para decorar a bicicleta. Ele conta com a ajuda da esposa e da filha nos preparativos. A bicicleta da família tem cadeirinha para a pequena Alice, de 5 anos, e também um trailer que abriga o presépio.

“Ganhei ano passado e esse ano. A criatividade vem da mulher e da filha que vão pesquisando e eu ajudo. Faz umas duas semanas que começamos a montar a bicicleta. É uma alegria ver a filha feliz, a dedicação é por ela”, conta Vanderlei que estava vestido de Papai Noel e acompanhado da Alice, com fantasia de duende.

O segundo lugar ficou com Mariedson Fossile. “A gente pensa sempre na alegria das crianças, em ver o Papai Noel, uma bicicleta colorida. Isso é o combustível que faz a gente se dedicar horas até na madrugada decorando a bike”.

Morador do João Costa, ele conta que leva mais de duas horas para se deslocar até o Centro porque a bicicleta chama a atenção por onde passa. “O pessoal quer tirar foto. E aí se transforma em uma alegria total para todas as idades. Eu comprei essa bike especialmente para essa ocasião. Mandei plotar, fui montando, criando as peças”, diz Fossile.

Murilo Maciel que estava acompanhado da cachorrinha Sasha conquistou o terceiro lugar no concurso.

Logo após a premiação, os ciclistas percorreram o circuito de decoração natalina de Joinville, passando pelas praças na região central, em frente à Prefeitura, Rua do Papai Noel, av. JK, Rua do Príncipe, retornando ao ponto inicial.

Durante a atividade, a Escola Pública de Trânsito distribuiu sinalizadores para intensificar a segurança dos ciclistas, com equipamentos que auxiliam a visibilidade durante a noite. O pedal também foi acompanhado por agentes do Departamento de Trânsito e ambulância da Secretaria Municipal da Saúde.

O Movimenta Bike integra o programa da Secretaria de Esportes que tem como objetivo promover e incentivar a atividade física com foco na saúde e qualidade de vida. Durante o ano todo, são realizados pedais com apoio do Pedala Joinville e demais grupos de pedais da cidade.

“Com certeza o Movimenta Bike de Natal coroa as atividades realizadas o ano todo. É um trabalho sensacional feito pelo nosso time da Sesporte e contamos com o apoio de outras secretarias, grupos de pedal também. Ficamos com receio da chuva, mas o tempo nos ajudou e deu tudo certo. Foi um evento que superou as nossas expectativas”, afirma Marcus Hygino, coordenador de Atividade Física e Lazer da Secretaria de Esportes de Joinville.