Neste sábado (31/5), as fanfarras da Rede Municipal de Ensino se reunirão para a Mostra de Fanfarras do programa Música na Escola, da Secretaria de Educação de Joinville. O evento, que ocorre pela primeira vez, é realizado em parceria com o Instituto Arte Maior e ocorre das 9h às 17h, no Campus Park UniSociesc, no bairro Boa Vista.
Ao todo, 25 Escolas Municipais serão representadas com grupos de fanfarras durante a mostra, reunindo mais de 900 alunos que apresentarão ao público o trabalho desenvolvido junto aos professores ao longo do ano nas unidades escolares.
“A mostra será o momento em que os alunos vão passar o dia se apresentando, se desafiando e comemorando seu desempenho e dos colegas. Será um momento de celebração daquilo que acreditamos, que é dar oportunidade para os talentos”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.
Um desses talentos é Sofia Corrêa Mendes, de 13 anos, que estuda na Escola Municipal Professora Virgínia Soares. Ela faz parte da fanfarra há quatro anos e está ansiosa para se apresentar ao público.
“Quando soube da ideia da mostra achei o máximo porque vai ser um lugar onde vamos ter mais visibilidade. E as expectativas são as melhores possíveis, estamos bem empenhados para dar o nosso melhor”, conta.
O professor regente da fanfarra, Geraldo Garcia Rosa, também está empolgado e comenta que os alunos estão motivados para fazer bonito em frente ao público.
“Estamos bem ansiosos porque sempre ensaiamos, mas o objetivo é mostrar à população aquilo que fazemos aqui dentro da escola”, ressalta.
A escola mantém um repertório extenso, com hinos e músicas clássicas, mas preparou apresentações mais populares como uma surpresa para o público que acompanhará a mostra.
Programa atende 1,5 mil alunos no contraturno
As fanfarras das escolas da Rede Municipal de Ensino fazem parte do programa Música na Escola, atendendo aproximadamente 1,5 mil alunos no contraturno escolar. Criado em 1999, o programa oportuniza aos estudantes vivenciarem experiências artísticas na área da música e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
“A cultura de fanfarras é antiga em Joinville, mas estava adormecida porque não tínhamos mais na maioria das escolas. Com a parceria com o Instituto Arte Maior, renovamos essa frente importante e hoje desenvolvemos essa importante dimensão nos alunos que é a música, além do trabalho em equipe, disciplina, colaboração e foco”, comenta o secretário de Educação.
A parceria entre Secretaria de Educação e Instituto Arte Maior foi assinada em outubro de 2023 prevendo a formação de fanfarrinhas com alunos do 3º ao 5º ano e fanfarras com estudantes do 6º ao 9º ano, além de aulas de práticas rítmicas.