Ministério da Saúde, OPAS e Secretaria de Estado da Saúde conhecem estratégias para enfrentamento da dengue

Publicada em 05/04/2023 às 08:38
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta terça-feira (4/4), a Secretaria da Saúde de Joinville recebeu a equipe técnica do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Vigilância Epidemiológica do Estado para acompanhar como a cidade tem se preparado para o atendimento de pacientes com dengue.

Os profissionais visitaram o Hospital Infantil, a Central de Atendimento da Dengue e a estrutura do Monitora Dengue, que faz o acompanhamento por telefone de pacientes com risco de agravamento em decorrência da dengue.

Além de pontuar a necessidade de preparação para o atendimento de pacientes, já que há previsão de aumento na quantidade de casos nas próximas semanas, o grupo também elogiou a maneira rápida com que o município tem colocado em prática ações para acolhimento dos pacientes.

“Estratégias como a Central de Atendimento da Dengue são extremamente importantes para que a gente garanta um atendimento seguindo os protocolos do Ministério da Saúde para reduzir os casos graves e os óbitos. Nós da Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com o Ministério da Saúde, estamos avaliando regiões do estado onde tem um grande número de casos e ajudando a organizar os fluxos de atendimento. Joinville acaba entrando como um caso de sucesso por conta de rapidamente ter organizado esse centro que, com certeza, dá um atendimento de qualidade para a população”, diz Fabio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

Em uma semana de funcionamento da Central, foram atendidas 1.430 pessoas, desse total, 471 tiveram confirmação de diagnóstico de dengue. O serviço, montado na UniSociesc Campus Park, no bairro Boa Vista (Rua Pref. Helmuth Fallgatter, 3333), faz o acolhimento de pacientes com suspeita da doença, que tenham mais de 15 anos, e apresentam sintomas leves e moderados. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Uma equipe da Secretaria da Saúde faz a classificação dos casos conforme o protocolo do Ministério da Saúde, e o paciente recebe o atendimento e medicação de acordo com as especificidades do caso.

“A Central é um serviço com impacto positivo na rede, já que o paciente com dengue demanda uma permanência maior nas Unidades de Saúde. Foi percebida uma redução na sobrecarga nas demais Unidades, por conta da dengue, desde a abertura da Central de Atendimento da Dengue”, afirma o secretário da Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke.

Outras estratégias para atendimento da demanda estão sendo colocadas em prática pela Prefeitura de Joinville, como o reforço no atendimento pediátrico que começa a funcionar nesta quarta-feira (5/4), na UBSF João Costa, a partir das 8h.

Para o secretário municipal da Saúde, essa visita da OPAS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde foi um momento importante para que houvesse uma troca de informações e experiências e para que tivesse essa visão externa da organização da rede, fluxos assistenciais e a principalmente das perspectivas para o futuro.

“O que a equipe trouxe com bastante consistência é que existe uma possibilidade grande de agravamento da dengue no município. Ou seja, que nas próximas semanas pode haver um aumento no número de casos. O que reforça ainda mais a necessidade de fazer o controle do vetor da dengue que é o mosquito. Conseguir efetivamente fazer a eliminação dos focos para que seja possível reduzir a transmissão da doença e diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde”, detalha Andrei Kolaceke.