A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville foi certificada pelo Ministério da Saúde por sua atuação no tratamento da tuberculose. O município superou a meta em três índices. Os certificados foram entregues pela Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde (CGTM/Dathai/SVSA/MS).
“Os prêmios refletem o esforço das equipes e o desenvolvimento de diversas ações para garantir o diagnóstico precoce e oportuno da tuberculose no município”, afirma o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Douglas Calheiros Machado.
Joinville alcançou 100% de sucesso de tratamento (cura e tratamento completo) dos casos novos de tuberculose multidroga resistente e tuberculose resistente à rifampicina no ano de 2022. A meta do Ministério da Saúde era de pelo menos 77,5%.
O município obteve 97,10% de contatos examinados de casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial em 2022, ultrapassando a meta de 90%.
Também foram superados os casos de tuberculose com encerramento em branco, ignorado ou transferência de janeiro a junho de 2022. O resultado obtido foi de 0% (a meta era alcançar 5% ou menos).
O tratamento da tuberculose em Joinville é realizado pela Unidade de Assistência Especializada da Secretaria da Saúde. O serviço está localizado na rua Abdon Batista, 172, Centro, e funciona das 7h às 13h. O telefone de contato é o (47) 3417-1358.
No Laboratório Municipal, é desenvolvido o programa de tuberculose, com ações para diagnóstico precoce da doença.