Matrículas abertas para Escola de Jovens e Adultos e cursos profissionalizantes

Publicada em 20/03/2023 às 18:32
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação de Joinville está com matrículas abertas nesta semana para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no modelo semipresencial. A modalidade é voltada para alunos a partir de 15 anos de idade, que estejam em qualquer nível de aprendizagem e não completaram o Ensino Fundamental.

Ao todo, são 62 vagas disponíveis e as matrículas devem ser feitas presencialmente em uma das três escolas-polo da EJA, nas seguintes datas, das 16h às 20h: EM João de Oliveira (terça-feira, 21/3), EM Pauline Parucker (quarta-feira, 22/3) e EM Eladir Skibinski (quinta-feira, 23/3).

O modelo semipresencial ocorre com 80% das aulas à distância – uma vez na semana – e o restante de forma presencial. O curso tem duração de 13 meses e foi criado pela Secretaria de Educação, em parceria com o Sesi/Senai, com o objetivo de oferecer formação, além de qualificação profissional para os estudantes.

80 vagas disponíveis para cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Joinville também está com vagas abertas para quatro cursos profissionalizantes gratuitos. Um deles é para eletricista instalador, no Centro Educacional e Social do Itaum (Cesita), com 30 vagas.

Os demais são pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Novos Caminhos. São 10 vagas para almoxarife e 10 vagas para microempreendedor, ambos no Cesita, além de 30 vagas para o curso de cuidador infantil, na Escola de Saúde.

As matrículas devem ser feitas presencialmente nas unidades. Mais informações estão disponíveis no site da prefeitura.

Os cursos do Pronatec têm carga horária de 160 horas e duração de um semestre. Em sua maioria, as aulas ocorrem duas vezes na semana, no período noturno. Além da profissionalização, os alunos ainda recebem lanche e vale-transporte.