Mais de 600 pessoas participam de mutirão contra a dengue organizado pela Prefeitura de Joinville

Publicada em 03/04/2023 às 11:05
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Moradora da divisa dos bairros Comasa e Espinheiros, Néria da Silva sentiu na pele as reações de quem é contaminado pela dengue. Além dela, o marido e o filho também já pegaram a doença. Para evitar que a família fique doente e também cuidar das outras pessoas, agora ela adota medidas para evitar locais que possam acumular água e ser um criadouro do mosquito.

“Eu acordo e olho bem se não acumulou água de alguma chuva da noite. Vou tirando tudo o que tem, os pratinhos também não uso. E assim vai sendo todos os dias porque está bem cheio de mosquito por aí”, diz Néria.

Ela foi uma das pessoas que recebeu a visita dos voluntários e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde que dedicaram a manhã de sábado (1º/4) para combater a dengue em Joinville. A ação contou com a participação de cerca de 600 pessoas que atuaram em quatro regiões, onde há mais pacientes diagnosticados com dengue.

Mais de 6 mil pontos foram vistoriados, entre residências, comércios, terrenos baldios e construções. A população estimada das localidades onde a ação foi realizada é superior a 34 mil pessoas.

“É muito importante todo joinvilense entrar nessa ação. A dengue é uma doença grave e nós precisamos da ajuda de todos para fazer a limpeza de suas residências eliminando os focos da dengue. A campanha 10 minutos contra a dengue mostra que se cada um dedicar apenas 10 minutos por semana para vistoriar o próprio terreno, podemos combater o mosquito na nossa cidade”, reforça o prefeito Adriano Silva.

“Esse grande mutirão realizado com a parceria de várias entidades da sociedade civil, forças de segurança, conselhos locais de saúde, entidades religiosas, tem o objetivo de conscientizar a população, dar visibilidade para o problema da dengue e atuar na eliminação desses criadouros do mosquito Aedes aegypti. Impedindo a reprodução do mosquito, a gente evita que a doença seja disseminada. Vale sempre lembrar que a dengue, independentemente da idade ou comorbidades, é uma doença que pode levar a morte”, enfatiza Andrei Kolaceke, secretário da Saúde.

Em vários pontos dos bairros visitados, blitze educativas foram montadas e os voluntários distribuíram material informativo com os locais nas residências onde é mais comum o acúmulo de água e por isso, merecem atenção redobrada. A cartilha foi produzida pela Prefeitura de Joinville e faz parte da campanha 10 minutos contra a dengue, que incentiva os moradores a dedicarem 10 minutos por semana para vistoriar os seus terrenos e eliminar objetos que possam acumular água.

“Eu fiquei muito feliz com a visita de vocês, não esperava”, disse Maria da Conceição Palma Rangel ao grupo que passou na casa dela no bairro Bom Retiro.

A aposentada conta que quando faz podas de plantas no jardim, recolhe todo o lixo e coloca para o caminhão levar. Também fica atenta para não deixar água acumulada. “Quando as crianças deixam brinquedo aqui fora, a gente já recolhe”, detalha a aposentada.

Cosme Gilberto Sacramento Santos cuida do terreno principalmente para manter a dengue longe da família. “Eu acho essas visitas ótimas. Aqui a gente tava precisando mesmo. O mutirão chama a atenção e assim todos tomam mais cuidado”, afirma.

Em um endereço no bairro Comasa que já havia sido identificado pelos agentes da vigilância, a Prefeitura de Joinville disponibilizou equipamento para retirar o lixo que era acumulado tanto em frente ao imóvel, quanto no interior do terreno.

O mutirão ocorreu na manhã de sábado e teve apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários, escoteiros, jipeiros, voluntários e integrantes dos grupos de Rotary e Lions. O ponto de encontro das equipes foi nas Unidades Básicas de Saúde da Família Bom Retiro, CAIC Vila Paranaense (Comasa), Nova Brasília e na Associação de Moradores São Francisco, no bairro Floresta.