Mais de 500 candidatos ao cargo de professor fazem prova de desempenho didático em Joinville

Publicada em 23/01/2023 às 11:57
Relacionado a:

No último fim de semana (21 e 22/1), 548 candidatos ao cargo de professor que participam do concurso público da Educação da Prefeitura de Joinville fizeram a prova de desempenho didático. A etapa é uma novidade neste concurso e os profissionais já passaram pelas provas objetiva e discursiva. Eles buscam ocupar as 300 vagas disponíveis para professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Outras 100 vagas serão preenchidas por candidatos com Ensino Médio, que concorrem às vagas de auxiliar de educador e auxiliar escolar.

A prova ocorreu na Escola de Ensino Básico Engenheiro Annes Gualberto e foi aplicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituto contratado para realização do concurso público da Secretaria de Educação de Joinville.

Dos candidatos convocados, 52 não compareceram ao local. Os demais se dividiram entre o sábado e o domingo para apresentar uma aula com conteúdo predeterminado na área de atuação à qual concorrem. Durante a prova de desempenho didático, eles tiveram até 20 minutos de apresentação e até dez minutos para questionamentos da banca.

O grupo de avaliadores foi formado por professores selecionados pelo Cebraspe de diferentes lugares do país. Não foi permitida a participação de avaliadores com vínculo ativo com a Secretaria de Educação de Joinville.

Além da avaliação de desempenho didático, o processo ainda prevê a avaliação de títulos, que contará para a nota final dos candidatos. O resultado provisório das três etapas do concurso (provas práticas, avaliação médica e avaliação de títulos) será divulgado em 7 de fevereiro.

Em seguida, haverá um período para interposição de recursos, para depois ser divulgada a lista completa com os candidatos aprovados. Todo o processo do concurso pode ser acompanhado pelos candidatos na página do Cebraspe.

Ao todo, 5.370 candidatos participaram do concurso. A remuneração inicial para os cargos de nível superior é de R$ 4.253,18 e para nível médio é de R$ 2.637,21, com a possibilidade de acréscimo de possíveis gratificações, conforme a Lei Complementar Municipal 508/2018 e a Lei Municipal 9.214/2022. Todas as vagas são para carga horária de 200 horas mensais.