Mais de 35% dos alunos formados em curso de pavimentação e instalação hidráulica da CAJ são mulheres

Publicada em 25/08/2022 às 16:49
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Cerca de 50 alunos das primeiras turmas dos cursos de pavimentação e de instalação hidráulica oferecidos pela Companhia Águas de Joinville (CAJ), em parceria com o Senai, concluíram os estudos e receberam o diploma. A cerimônia de formatura ocorreu na noite de quinta-feira, na sede do Senai Norte.

Do total de formados, 35,48% são mulheres, mais de 40% estão empregados e os demais participando de processos seletivos em empreiteiras da cidade.

Só a empresa de engenharia Allonda, que presta serviço para a CAJ, fez a contratação de três alunos do curso e mais dois estão em fase de entrevista. Além disso, a empresa também treinou parte de seus funcionários.

“Temos colaboradores que fizeram o curso de pavimentação aos sábados e no próximo sábado inicia uma nova turma com mais funcionários”, afirma Sandro Junior, engenheiro civil que realiza a gestão de equipes da Allonda.

Julaia Mazzega foi uma das alunas formadas no curso de instalações hidráulicas e já está empregada em uma empresa de engenharia. “Quero agradecer todos os idealizadores deste projeto, junto com os professores, que estavam ali prontamente para tirar e esclarecer as nossas dúvidas”, diz Julaia.

A aluna de pavimentação Sairit Gonzalez é venezuelana e pretende fazer o curso de instalações hidráulicas em seguida, para complementar seu conhecimento. “Achei o curso de pavimentação muito bom, todos os professores bem capacitados”, opina.

Inscrições para as formações continuam abertas

As inscrições para os cursos permanecem abertas e podem ser feitas pelo link
bit.ly/RedeOportunidades. Os cursos de qualificação profissional fazem parte do programa Rede de Oportunidades e são 100% gratuitos: incluem material didático, alimentação no horário do curso e deslocamento do Senai para os locais das aulas práticas.

A carga horária é de 40 horas e a idade mínima é de 18 anos completos. A parte teórica é realizada nas dependências do Senai e a prática nos canteiros de obras da Companhia Águas de Joinville. Ao final do curso, os alunos recebem certificado de conclusão. Os profissionais formados poderão atuar em empresas, empreiteiras ou ainda como profissionais autônomos.

A Rede de Oportunidades é um programa que foi elaborado e está sendo conduzido com base no modelo Universidade Corporativa em Rede, desenvolvido pelo Laboratório ENGIN – UFSC. O objetivo principal é melhorar a qualidade dos serviços e obras da Companhia, promovendo a geração de emprego, renda e educação inclusiva.

São priorizados os alunos em situação de vulnerabilidade social e 30% das vagas dos cursos de instalações hidráulicas e de pavimentação são prioritárias para mulheres. Para o atingimento destes e outros objetivos, uma grande rede foi formada e trabalha em sintonia, inclusive viabilizando a inclusão dos alunos formados no mercado de trabalho.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelos telefones do Senai (47) 3441-7743 (whatsApp) e 3441-7700.