Luzes do Farol conecta empresários e associações sociais, esportivas e culturais

Publicada em 24/03/2023 às 11:24
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizou na quinta-feira (23/3) o evento Luzes do Farol. A iniciativa teve o objetivo de promover o encontro entre projetos sociais, culturais e esportivos com empresas e empresários que desejam contribuir para a continuidade, manutenção e desenvolvimento de ações. Cerca de 100 empresários foram até o Farol conhecer os mais de 70 projetos de aproximadamente 50 instituições que participaram do evento.

O prefeito de Joinville Adriano Silva destacou as oportunidades quando todos unem esforços. “O Farol é um grande coworking de agentes culturais, sociais e esportivos. E hoje nós estamos fazendo a conexão dos projetos existentes em Joinville com empresários que podem deixar os recursos aqui via leis de incentivo. Temos leis de incentivo da cultura, do esporte e na área social. Já faz quase dois anos que estamos ajudando essas entidades a desenvolverem seus projetos e agora chegou a parte de conectarmos com as empresas e pessoas físicas”.

A secretária de Assistência Social Fabiana Cardozo apresentou o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O secretário de Cultura e Turismo Guilherme Gassenferth falou sobre as leis de incentivo a cultura como Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e o Programa de Incentivo à Cultura (PIC) que permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura e abater o valor investido do imposto devido mensalmente. O gerente técnico da Secretaria de Esportes, Luis Fernando da Rosa, falou sobre a Lei de Incentivo ao Esporte.

“São projetos que já tiveram algum tipo de mentoria nossa, em apoio, na escrita do projeto, com conexões necessárias, alguns já participaram de editais e estão prontos para captar recursos. Outros precisam de apoio técnico, profissional para que seu projeto possa funcionar. A gente ensinou a fazer uma rápida apresentação que serve para esse evento e em outros momentos também”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade.

Os projetos são os mais diversos, como o que leva a música em lar de idosos e instituições de apoio à criança e pessoas com deficiência. “É uma iniciativa muito boa, precisamos de incentivo, para que nosso projeto seja levado para mais lugares”, diz Andreia dos Santos, colaboradora do projeto.

Outra associação que expôs no Luzes do Farol foi o Cepe/Cepinho que trabalha com paratletas. “Somos o primeiro clube de esportes paralímpicos de Santa Catarina e temos a missão de desenvolver e divulgar o esporte paralímpico, buscando ser um centro de referência. O evento hoje é extremamente importante para todas as entidades de Joinville. Temos projetos incentivados no Ministério do Esportes, temos impactado vidas pelo esporte. Temos que nos orgulhar de tantos projetos positivos que temos em Joinville”, avalia Ana Teixeira, coordenadora do Cepe.

“Eu acho muito importante essa iniciativa hoje porque dá oportunidade da gente mostrar nosso trabalho, muitos empresários não conhecem nossa instituição e hoje temos oportunidade de apresentar”, comenta Lilia Silva, relações institucionais da Associação Ecos da Esperança, que dá assistência para crianças e adolescentes.