Listas de materiais escolares para Rede Municipal de Joinville são reduzidas

Publicada em 22/12/2022 às 18:54
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

As listas de materiais escolares solicitados para o ano letivo de 2023 para a Rede Municipal de Ensino de Joinville foram disponibilizadas no link e trazem uma mudança em relação aos outros anos: a partir de agora, serão solicitados somente itens de uso exclusivamente individual aos alunos.

Com isso, as listas para crianças atendidas em berçário e maternal, que já chegaram a ter mais de 15 itens solicitados, passam a ter apenas dois pedidos: caderno para ser utilizado como agenda e um brinquedo. A lista para crianças de 4 e 5 anos, que frequentarão o 1º e o 2º Período da Educação Infantil, tem nove itens, com caderno para agenda, caderno de desenho e materiais como lápis, tesoura e cola, todos para uso individual.

No Ensino Fundamental, os alunos novos não precisarão mais levar resmas de papel sulfite e cartolina, como tradicionalmente era feito no início do ano letivo. A lista para alunos de 1º a 9º ano solicita apenas que os alunos tenham o número adequado de cadernos para a quantidade de matérias do nível educacional em que estão matriculados, além de materiais como caneta, lápis, borracha, apontador, cola e tesoura. Estes materiais de uso individual também são disponibilizados aos alunos pela unidade escolar, quando é verificada a necessidade.

“Entendemos que a oferta destes recursos para as atividades escolares coletivas é de responsabilidade da Secretaria de Educação e conseguimos alinhar para que as listas pudessem ser reduzidas a partir do próximo ano. Também estamos trabalhando para que as unidades escolares tenham mais autonomia financeira e melhor gestão para que possam adquirir e fazer uso destes materiais sem impacto na rotina”, afirma o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.