Laboratório Municipal recebe certificação de excelência em avaliação de Controle de Qualidade

Publicada em 23/12/2022 às 08:48
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Laboratório Municipal - SES.UFL.LAB

O Laboratório Municipal de Joinville foi classificado com desempenho excelente em avaliações de desempenho anual em Programas de Controle de Qualidade Externos. Fundado em 1993, o laboratório foi avaliado no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) e na 31ª e 32ª Avaliação Externa da Qualidade dos testes para Contagem de Linfócitos T CD4/CD8.

O Laboratório Municipal realiza 159 tipos de exames. São 87 mil exames por mês, uma média de 4,2 mil exames por dia). Esses números correspondem a 50,43% dos exames demandados pela Secretaria da Saúde – o restante é feito em laboratórios contratados.

No Laboratório Municipal, são ofertados os serviços de coleta de sangue (bioquímica, hematologia e imunologia), teste biológico (ampolas) e o programa de hanseníase e tuberculose. De agosto a novembro deste ano, foram atendidos uma média de 11,8 mil pacientes por mês, entre coletas realizadas no Laboratório Municipal e nas unidades de saúde do município.

Também é desenvolvido no local o programa de monitoramento da infecção pelo HIV (contagem de Linfócitos T Cd4+/Cd8+ e carga viral do HIV).