Laboratório Municipal de Joinville completa 30 anos e realiza cerca de 87 mil exames por mês

Publicada em 20/10/2023 às 11:15
Relacionado a: Laboratório Municipal - SES.UFL.LAB

No mês de outubro, o Laboratório Municipal da Prefeitura de Joinville (LMJ) completou 30 anos de funcionamento. De junho a setembro, o laboratório realizou uma média de 87 mil exames por mês, aproximadamente 4,3 mil exames por dia.

Nesse período, foram atendidos em média 9,8 mil pacientes por mês para coletas. A maior parte (53,30%) dos exames solicitados pela Secretaria da Saúde da Prefeitura é feita no LMJ. Os laboratórios contratados ficam responsáveis por 46,70% dos exames.

“Uma das grandes qualidades é estar próximo das residências dos usuários. Temos 12 postos de coleta, localizados em diferentes bairros da cidade. Isso facilita a vida dos pacientes”, explica o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Douglas Calheiros Machado.

Douglas também destaca a geração e fornecimento de dados para a Vigilância Epidemiológica e para o planejamento em saúde, do município.

“Com essas informações, podemos muito bem organizar programas como pré-natal, diabetes, para hipertensos, entre outros. Os diagnósticos de algumas doenças, principalmente as infectocontagiosas, são muito importantes”, reforça o diretor.

Serviços realizados no Laboratório Municipal de Joinville:

– Coleta de sangue (bioquímica, hematologia e imunologia).
– Coleta de urina (parcial de urina, cultura e antibiograma).
– Teste biológico (ampolas).
– Programa de Hanseníase e Tuberculose.
– Programa de Monitoramento da Infecção pelo HIV, atendendo a todos os municípios da Macrorregião Planalto Norte/Nordeste.