Laboratório da Companhia Águas de Joinville é avaliado pelo Inmetro

Publicada em 12/06/2023 às 18:36
Relacionado a:

O Laboratório de Controle de Qualidade da Companhia Águas de Joinville passou pela avaliação de profissionais da Coordenação Geral de Acreditação (CGRE) do Inmetro. Durante a avaliação, os auditores acompanharam todos os processos realizados, desde a coleta em campo, no laboratório, até a emissão de certificados de análise.

Essa é uma auditoria de manutenção do sistema de gestão da qualidade, para revisão sistêmica do laboratório com foco em oportunidades de melhoria em processos. O trabalho assegura que o sistema de gestão esteja em conformidade com as diretrizes da Norma NBR ISO/IEC 17025, que estabelece um padrão internacional e único para atestar a competência dos laboratórios em realizar análises.

“A avaliação foi tranquila, não houve não-conformidades na parte de gestão. Estão todos de parabéns, a equipe da Águas de Joinville demonstrou competência durante esses dias de avaliação”, relata Maria Angélica de Oliveira Coutinho, avaliadora líder da CGRE/Inmetro.

O laboratório da Companhia é acreditado junto ao Inmetro desde 2012. Desde então, a Águas de Joinville recebe auditores, a cada dois anos, para manutenção da acreditação. O reconhecimento do Inmetro comprova a credibilidade do laboratório nos resultados das análises de água.

“Estar em conformidade atesta que o laboratório realiza suas atividades de forma precisa, com a obtenção de resultados rastreáveis e confiáveis, estabelecendo critérios que demonstram a competência técnica e a execução efetiva de um sistema de gestão da qualidade”, explica Patricia Karnopp, coordenadora do laboratório.

Em Joinville, 262 pontos são monitorados mensalmente nos 43 bairros da cidade, o que reforça a garantia da qualidade da água entregue à população. Somente em 2022, foram realizadas pelo laboratório 38,5 mil análises com o objetivo de atestar a qualidade da água.