Junho Verde tem eventos voltados ao desenvolvimento sustentável e coleta de resíduos em Joinville

Publicada em 30/05/2022 às 11:56
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Até o final do mês de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) da Prefeitura de Joinville realiza o Junho Verde. Em parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille), a Sama programou uma série de atividades focadas no desenvolvimento sustentável de Joinville.

A programação terá ações voltadas à capacitação dos servidores da Sama e também direcionadas aos cidadãos.

O projeto Coopera Bairro, que realiza o recolhimento de resíduos em diversas localidades da cidade, estará nos dias 31/5 e 1º/6 no CEI Espinheiros, no Comasa. Dias 2 e 3/6 é a vez da Escola Municipal João Costa, no João Costa. E dias 4 e 5/6 será no Centreventos Cau Hansen, no América.

“Estes trabalhos têm por objetivo destacar a importância dos diversos serviços de educação ambiental e processos da Sama. Aproveitamos o destaque do Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, para ampliar a conscientização da população, bem como, aproximar conhecimento dos consultores externos e da equipe interna”, explica Fábio Jovita, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville.

A partir do dia 7/6, ocorrem uma série de formações gratuitas para o público externo, no Anfiteatro da Sama (rua Doutor João Colin, nº 2719, bairro Santo Antônio). O primeiro, das 9h às 12h, é “Procedimentos para a atualização do levantamento hidrográfico”.

No dia 21/6, das 9h às 12h, está programado o workshop “Sistema de Aprovação de Projetos e
Apresentação da Proposta do Novo Código Orientativo de Obras de Joinville”. O último evento é dia 29/6. Das 14h às 18h, ocorre o workshop “Projetos de Arborização à luz do Plano Municipal de Arborização Urbana de Joinville”.

As vagas são limitadas e as inscrições para os workshops podem ser feitas antecipadamente na página da Prefeitura.

O que pode ser levado ao Coopera Bairro:

– Pneus
– Óleo de cozinha (leve o óleo de fritura usado dentro de uma garrafa PET)
– Medicamentos (comprimidos, xaropes, seringas e embalagens de medicamentos)
– Recicláveis (qualquer resíduo que possa ser reciclado, como plástico, papel, metal e vidro)
– Eletroeletrônicos (celulares, computadores, televisores, teclados, mouses, aparelhos de DVD, rádios, secadores de cabelo, batedeiras, entre outros)
– Pilhas e baterias
– Lâmpadas (tubulares, compactas, HID ou de descarga. Embale sua lâmpada antes de entregar)