Joinville ultrapassa os 600 mil habitantes, segundo o IBGE

Publicada em 27/08/2021 às 18:30
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (27/8) as estimativas da população nos municípios brasileiros. Joinville chegou a 604.708 habitantes.

“Continua sendo a maior cidade do estado em população e a 37ª mais populosa do país. É a primeira vez que a estimativa populacional do município ultrapassa a marca dos 600 mil moradores. No último Censo realizado, no ano de 2010, eram 515.288 joinvilenses”, afirma o geógrafo e gerente da Unidade de Pesquisa, Documentação e Georreferenciamento da Prefeitura de Joinville, Marcos Alexandre Polzin.

No período de 11 anos, entre 2010 e 2021, houve um crescimento populacional em torno de 17%, com a taxa de crescimento médio anual de 1,58%. As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do fundo de participação dos estados e municípios e são também referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

“O crescimento populacional de Joinville está dentro do esperado. O município tem uma taxa de crescimento que se mantém em equilíbrio nos últimos anos. Apesar de continuarem constantes a oferta de emprego e o movimento migratório como o de venezuelanos, não tem alterado a progressão do crescimento populacional”, explica Marcel Virmond Vieira, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável.

Mesmo que o crescimento não seja tão acelerado, quanto foi nos anos 80 e 90, a cidade tem tido um acréscimo populacional de 10 a 12 mil pessoas por ano. O que gera uma demanda de 2 a 3 mil crianças a mais por ano nas escolas, por exemplo.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Administração e Planejamento, o novo indicador não muda as contrapartidas de transferências voluntárias nem a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A estimativa é que Santa Catarina tem atualmente 7,3 milhões de habitantes e o Brasil chegou a 213,3 milhões de pessoas.