Joinville terá Dia D Contra a Dengue no sábado, 1º de abril

Publicada em 23/03/2023 às 17:56
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na tarde de hoje, em reunião do Gabinete de Crise, foi definida a realização de uma grande mobilização chamada “Dia D Contra a Dengue”. No sábado, 1º de abril, um grande mutirão será formado para eliminar focos do mosquito da dengue e para estimular a população a realizar vistorias em suas residências e locais de trabalho.

“O Dia D Contra a Dengue será uma grande união de esforços para que todos os joinvilenses possam colaborar a eliminar os possíveis focos ou criadouros do mosquito”, detalha o prefeito Adriano Silva.

No dia 1º de abril, quatro grandes grupos vão percorrer as ruas dos bairros Comasa, Nova Brasília, Bom Retiro e Floresta, que são aqueles que registram maior número de casos confirmados, realizando ações de conscientização e eliminação de criadouros.

Serão feitas visitas domiciliares, vistorias preventivas nos comércios, mapeamento de áreas de risco em locais de difícil acesso, aplicação de fumacê, tratamento de bocas de lobo, coleta de materiais reciclados e orientação sobre descarte correto de resíduos.

“A Prefeitura de Joinville possui um programa permanente de ações para combater a dengue, com o time da Vigilância Ambiental. Agora, nós precisamos mostrar a nossa capacidade de união para reduzir os criadouros do Aedes aegypt”, reforça o prefeito.

O Dia D Contra a Dengue será coordenado pela Secretaria da Saúde de Joinville e contará com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Defesa Civil e Grupos de Escoteiros, além de diversas Secretarias Municipais.

Os integrantes do Gabinete de Crise seguem trabalhando na formatação de estratégias para colaborar com a redução do tempo de espera para atendimento nas unidades de saúde. O objetivo é viabilizar soluções de curto prazo que possam contribuir com a situação da crescente busca por atendimento de pessoas com sintomas de dengue.

União de forças

Empresas, entidades, associações de moradores, comunidades religiosas e todos os grupos organizados também poderão colaborar com o Dia D Contra a Dengue com ações pontuais de identificação e eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypt. Neste caso, a orientação é que a ação seja registrada por meio do formulário disponível no site joinville.sc.gov.br/dengue.

Rede Municipal de Ensino

A Rede Municipal de Ensino também vai fazer parte do Dia D Contra a Dengue. No final de semana da atividade, os mais de 70 mil alunos dos Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais receberão orientações sobre a importância em eliminar os focos do mosquito por meio do checklist “10 minutos contra a dengue”. O material está disponível no site da Prefeitura de Joinville e pode ser utilizado como apoio para ações de conscientização.