Joinville terá ação do Projeto Piava neste sábado para orientação sobre banho em rios

Publicada em 06/01/2023 às 15:47
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Agentes da Defesa Civil de Joinville, do Departamento de Trânsito (Detrans), da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Voluntários realizam neste sábado (7/1) uma blitz educativa do Projeto Piava (Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce). A atividade será na Estrada Comprida, região do rio Piraí, a partir das 9h30 até o meio-dia.

“O objetivo é orientar as pessoas quanto aos cuidados na hora do lazer em rios. Existem riscos de afogamento, acidentes com traumas e também é importante ter atenção e cuidado com o meio ambiente”, explica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

As blitze orientativas serão realizadas a cada 15 dias em Joinville nos finais de semana. “Durante a semana também faremos ações nos recantos da área rural”, complementa Maiko.

O projeto de prevenção iniciou em Joinville em 2004. Durante o ano, profissionais da Defesa Civil realizam palestras em Escolas Municipais para orientar as crianças sobre o tema e durante o verão são realizadas as atividades na área rural onde a população costuma tomar banho de rio.

Além da prevenção a afogamentos e acidentes também são repassadas noções sobre preservação ambiental como não deixar lixo nas áreas porque é levado para os rios, quando chove.

Cuidados nos banhos de rio

– Sempre deve ter um adulto supervisionando a criança nos rios
– Escolher um lugar seguro
– Conhecer a profundidade do rio
– Observar a correnteza
– Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos
– Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas
– Evitar mergulhar (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos)
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água
– Se tiver que buscar a pessoa na água, evite pegá-la pela frente.