Joinville tem melhor índice de cobertura do calendário vacinal entre as cidades catarinenses

Publicada em 11/01/2023 às 12:23
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde mostram que Joinville encerrou o ano de 2022 com a melhor cobertura do calendário básico vacinal entre as cidades mais populosas de Santa Catarina. O índice de imunização, com as vacinas que constam no calendário, foi de 73,9%, maior que a média estadual, que ficou em 65,8%. Chapecó teve 72,6% de cobertura, Florianópolis 56,7%, Blumenau 68,9%, Itajaí 64,9%, e São José 51,9%.

Esse levantamento não leva em consideração a vacinação contra a Covid-19. As vacinas básicas são aquelas aplicadas desde a infância, como tríplice viral, vacina contra a poliomielite, hepatite, entre outras. No site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/CalendarioVacinasJlle) é possível acessar o calendário e conferir quando as doses devem ser administradas.

“Aplicamos 306.253 doses de vacina em 2022. Temos um trabalho constante de orientação que os nossos profissionais fazem junto às famílias nas UBSFs para alertar sobre a importância de estar protegido. Além disso, as escolas pedem a declaração de que o calendário básico está em dia. Então, quando os pais ou responsáveis pelas crianças vão até a Unidade solicitar o documento, nossa equipe faz a conferência e aplica as que estão faltando”, explica o secretário da Saúde, Andrei Kolaceke.

Outras iniciativas da Secretaria de Saúde, como a Unidade Móvel de Vacinação e o Saúde Até Você, que levam atendimentos até as comunidades mais afastadas, também estão na lista de ações que contribuem para esse índice de vacinação.

“Vacinar é uma maneira de demonstrar cuidado com a gente mesmo e também com as pessoas que convivem conosco, pois estamos ajudando a evitar que diferentes doenças circulem e acabem contaminando, por vezes, pessoas próximas a nós”, reforça o secretário.

Onde se vacinar em Joinville

Em Joinville, as vacinas do calendário são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, com exceção da UBSF Jativoca. É importante conferir o horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais. Essas informações estão disponíveis no joinville.sc.gov.br.

No Centro, há ainda a opção de vacinar na Sala de Vacinas Central, que distribui senha entre 7h e 18h, sem fechar no horário do almoço.

Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza em todo o país 19 vacinas para combater cerca de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Ainda existem outras 10 vacinas exclusivas para grupos em condições de risco, como os imunocomprometidos.