Até o dia 28 de setembro, Joinville sedia o Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica. Cerca de 95 atletas de clubes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul participam do evento, que está sendo realizado no Centro de Treinamento Ivo Varella (rua José Elias Giuliari, 316, bairro Boa Vista).
Sete atletas do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe) representam Joinville na competição: Deolinda Maria Lages Fernandes, Natalia Amadigi Venâncio, Liandra Renken Trautmann Lima, Daniel Pereira, Diego Machado, Luiz Felipe Lemes da Costa e Gabriela Westphal.
Eles buscam índices para participar da principal competição do ano, o Campeonato Brasileiro de Bocha, que ocorrerá na cidade de São Paulo, de 7 a 14 de dezembro de 2025.
O Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica é organizado pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville (Sesporte).
“É um orgulho pra Joinville receber um evento com uma estrutura assim. A ANDE tem um trabalho muito forte e são parceiros da Sesporte. Eles têm Joinville como uma referência na Bocha Paralímpica, que é a modalidade mais inclusiva que nós temos dentro do paradesporto”, afirma Douglas Steffen, secretário de Esportes de Joinville.
“É importante não só para Joinville, mas para Santa Catarina, sediar um evento deste porte. A estrutura que a Associação Nacional traz para um evento desse mostra que nós somos capazes de fazer grandes eventos aqui em Joinville”, explica Rosicler Ravache, gerente da área de Paradesporto da Sesporte.
Uma das atletas de Joinville que competiu nesta sexta-feira foi Natalia Amadigi Venâncio, que estreou com uma vitória de 6 a 2 contra Milena Penter, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP).
“É a segunda vez que eu estou numa competição. Eu treinei bastante e mesmo assim fiquei com bastante medo. Mas na hora, quando eu estou ali no boxe, o medo passa. A gente vai jogando e vê que está dando certo. E deu certo”, comemora Natalia.
Além das competições, também está sendo realizado em Joinville, no Centro de Treinamento Ivo Varella, o Curso de Arbitragem de Bocha Paralímpica 2025.