Nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura, as empresas de Telecom e a Celesc realizaram o primeiro mutirão do ano para remoção de fios que não estão sendo utilizados. A atividade ocorreu nas ruas Santos, Caíru e Ricardo Stam Gomes, em área que integra o futuro Parque Linear Porto Cachoeira, no bairro Bucarein. Nos locais foram retirados fios de telefonia em 13 postes, totalizando cerca de 200 quilos removidos da rede.
A atuação conjunta permite identificar e remover fiações sem uso, contribuindo para a redução da poluição visual e para o aumento da segurança no espaço urbano.
Desde 2023, quando os mutirões começaram a ser realizados no município, 15,8 toneladas de fiação e circuitos que não estavam mais em operação na rede foram removidos. Desse total, 6,6 toneladas foram retiradas em 2023, 6,2 toneladas em 2024 e 3,09 toneladas ao longo de 2025.
“Estamos em diálogo constante e alinhando cada vez mais as ações com as operadoras de telefonia, em conjunto com a Celesc, para melhorar a limpeza dos fios e combater problemas relacionados à insegurança nas instalações. O papel da Prefeitura e da Celesc é coordenar o mutirão e auxiliar na retirada do excesso de fiação. Já a responsabilidade pela qualidade e pelo bem-estar das instalações é integralmente das operadoras de telefonia”, explica Thiago Molina, diretor de Operações da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra.
Para o engenheiro Eduardo Cesconetto, gerente de Operação e Manutenção da Celesc, a iniciativa reforça a importância da cooperação entre os órgãos públicos e as concessionárias.
“Essa iniciativa demonstra como o trabalho conjunto traz resultados concretos para a cidade, contribuindo para a organização do espaço urbano e para a segurança da população. Joinville ganha em segurança, qualidade de vida e eficiência dos serviços públicos”, destaca.
O segundo mutirão está previsto para acontecer na próxima terça-feira (3/2), na Rua Florianópolis. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, o trabalho é transferido para a semana seguinte.
Para as próximas edições dos mutirões, que ocorrem normalmente às terças-feiras, estão mapeadas ações nas ruas Dona Francisca, Guanabara, Campos Salles (trecho da Rua Jaú até a Rua XV de Novembro), Getúlio Vargas e Duque de Caxias.