Joinville registra primeiro óbito por dengue em 2022

Publicada em 19/04/2022 às 18:35
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta terça-feira (19), a Secretaria da Saúde confirmou o primeiro óbito em decorrência de dengue registrado em Joinville neste ano. Trata-se de um homem, de 65 anos, que morava no bairro Comasa. O óbito foi registrado no início de abril em uma unidade hospitalar. Assim que o caso foi notificado à Vigilância em Saúde, teve início a investigação epidemiológica.

Desde 1º de janeiro de 2022, 1,8 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Deste total, mais de 30% foram identificados nas últimas três semanas. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue estão nas residências.

Em 2021, Joinville registrou 16,4 mil casos de dengue e 5 óbitos. Por meio das ações de acompanhamento e monitoramento realizadas pelos servidores da Vigilância Ambiental, mais de 10 mil focos do mosquito foram eliminados.

Medidas de enfrentamento à dengue

A forma mais efetiva de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas residências ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, possui ações permanentes de combate à dengue focadas nas localidades com mais casos confirmados. Este ano, os bairros, Costa e Silva, Iririú e Jardim Iririú registraram o maior número de casos.

Por meio do site joinville.sc.gov.br/dengue, a população pode acompanhar o painel de evolução da dengue em Joinville, bem como materiais informativos e educativos para fortalecer o combate ao mosquito.