Joinville registra aumento da quantidade de material reciclável coletado

Publicada em 17/04/2023 às 17:28
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

No mês de março, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), registrou aumento de 50,47% do número de cargas de materiais recicláveis coletadas pela empresa Ambiental e destinadas às cooperativas cadastradas pelo município. O dado é comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Unidade de Limpeza Urbana da Seinfra, ao considerar os três primeiros meses deste ano e do ano passado, esse aumento é de 23,28%.

Em números gerais, no primeiro trimestre de 2022, foram contabilizadas 34,8 mil toneladas de coleta domiciliar e 1,6 mil toneladas de coleta seletiva. Já no mesmo período deste ano, a quantidade registrada foi de 36,3 mil toneladas de coleta domiciliar e 2,1 mil toneladas de coleta seletiva.

Da mesma forma, aumentou a proporção do material reciclável coletado em relação aos resíduos comuns. Enquanto em março do ano passado os recicláveis representaram 4,23% do total geral da coleta de Joinville, no mesmo mês, neste ano, esses materiais chegaram a 6,76% de todos os resíduos coletados.

O resultado pode ser avaliado de forma positiva já que, o índice de reciclagem no Brasil é de 4%, segundo pesquisas da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Além da importância para o meio ambiente, a destinação correta dos resíduos recicláveis para cooperativas e associações cadastradas, também contribui em questões sociais e econômicas.

“A coleta e destinação adequada dos resíduos recicláveis fomenta a economia solidária. Além disso, os trabalhadores que atuam de forma cooperada têm melhores condições de trabalho, em locais adequados e dentro da formalidade”, afirma Marília Gasperin, gerente da Unidade de Limpeza Urbana da Seinfra.

Reciclar é tarefa de todos

Além do trabalho do serviço público de limpeza urbana, as melhorias e a efetividade da coleta seletiva dependem dos hábitos de cada cidadão.

“A reciclagem de resíduos traz inúmeros benefícios para sociedade, como a economia de recursos naturais e a geração de renda para muitas famílias e trabalhadores que sobrevivem a partir da reciclagem. E esse processo depende de cada um de nós, por isso, devemos separar os resíduos secos – recicláveis – dos úmidos – orgânicos e rejeitos. Outra dica importante, é fazer uma higienização mínima dos recipientes”, orienta Marília.

Para quem tem dúvidas sobre como descartar resíduos como óleo de cozinha, pneus, medicamentos vencidos ou em desuso, materiais perfurocortantes, pilhas, baterias e lâmpadas, entre outros, o site da Prefeitura de Joinville traz conteúdo com orientações. O material está disponível no link joinville.sc.gov.br/servicos/como-descartar-residuos/.

Outra dica é acompanhar o calendário de coleta realizada pela Ambiental, empresa concessionária do serviço de coleta de resíduos, no município. Também no site da Prefeitura de Joinville é possível acessar os Mapas de Setorização da Coleta de Resíduos Domiciliares e Recicláveis que relacionam os setores, a frequência, dias e bairros onde acontece a coleta seletiva de resíduos comuns e recicláveis.

Ecopontos

Além do serviço de coleta seletiva, a Prefeitura de Joinville disponibiliza à comunidade os Ecopontos, Pontos de Entrega Voluntária de Material Reciclável (PEV).

Atualmente, esses equipamentos estão instalados de forma permanente no pátio do Centreventos Cau Hansen, no Parque São Francisco e em dez escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino.

O Ecoponto é uma espécie de cabine com compartimentos específicos para o descarte de materiais classificados em plástico, papel, vidro e metal. Pilhas e baterias também podem ser descartadas no local.

Já resíduos como guardanapos, papel higiênico, fraldas usadas, restos de alimentos e recipientes com líquidos devem ser destinados ao lixo comum para encaminhamento à coleta convencional.

O equipamento está 24h disponível para uso da população. Os materiais são coletados periodicamente pela Ambiental e encaminhados para as cooperativas.