Joinville recebe título de Prefeito Inovador 2022 por programa de tecnologia na Educação

Publicada em 22/11/2022 às 10:42
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Joinville foi uma das cidades que recebeu o título de Prefeito Inovador 2022. A premiação foi divulgada no 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, que ocorreu em Balneário Camboriú. O evento é o principal encontro estadual de tecnologia para prefeituras e é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), com o apoio da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM).

“Para que possamos continuar avançando na qualidade da Educação de Joinville, que é uma referência no Brasil, o investimento em tecnologia e o incentivo para o uso dessas estratégias por parte dos nossos professores são fundamentais”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A seleção levou em consideração fatores como a utilização da tecnologia na gestão pública com o intuito de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida do morador, bem como seu impacto no desenvolvimento socioeconômico.

O projeto que levou Joinville a receber o título foi o lançamento do Programa Somos Digitais, que ocorreu em 11 de julho. O programa marcou o ápice das ações realizadas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, para equipar as escolas, os professores e os alunos com a visão, os recursos e as habilidades que são necessários para o uso efetivo da tecnologia na Educação.

O Somos Digitais está garantindo que a Rede Municipal de Joinville chegue ao fim do ano com instalação de rede wi-fi em 100% das Escolas Municipais e a compra de notebooks, kits de robótica e lousas digitais.

Além destas ações, a Prefeitura de Joinville também investiu em formações para professores com foco em tecnologia e metodologias ativas e ofereceu uma série de ações aos alunos com curso de programação, hackathons e concurso de robótica. O investimento total supera R$ 20 milhões.